Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do advogado.

Hoje, 11 de agosto, se comemora o dia do Advogado. Poderia falar da essencialidade do advogado para a administração da Justiça. Poderia falar das suas prerrogativas volta e meia infringidas por autoridades déspotas. Poderia falar do excessivo número de faculdades de Direito país afora (algumas de qualidade discutível). Poderia falar do equilíbrio e igualdade entre os advogados, magistrados e membros do ministério público.

Mas vou falar de mim, da minha experiência. Quando entrei na faculdade de Direito, na UFSC, lá no longínquo 1990, não sabia ao certo o que me esperava, e pensava até em fazer concurso para a magistratura. No meio da faculdade, entretanto, exatamente na quinta fase, passei a trabalhar em um escritório de advocacia, do Dr. Francisco de Assis Montibeller, indicado pelo hoje advogado, meu amigo e compadre Fabrício Mendes dos Santos. E eu gostei. Gostei de lidar com os clientes, de tentar ajudar e resolver os problemas, de buscar as soluções, de andar - ainda como estagiário - nos fóruns da região, de conhecer os serventuários da Justiça. É uma cachaça. Das boas.

Óbvio, nestes 15 anos de advocacia, e mais quase três trabalhando como estagiário, não só alegrias e vitórias aconteceram. Várias frustrações com juízes despreparados, serventuários preguiçosos, clientes mal agradecidos, colegas sem muitos escrúpulos, além de um Poder Judiciário assoberbado e sem muitas perspectivas, também fizeram parte do meu cotidiano como advogado.

Mas, além de tudo isso, e muito mais pelas alegrias e conquistas e estudos, eu gosto do que faço. Gosto de ser advogado e hoje não consigo me imaginar em outra área do Direito. Na realidade em nenhuma outra área - só, talvez, como escritor, algum dia (ok, e gosto de dar aulas também, quando me divirto muito com meus alunos, com quem aprendo bastante).

Ainda tenho esperanças - quem me conhece sabe que sou um sonhador irremediável - de que consigamos uma Justiça mais célere, eficiente e, por via de consequência, um país e um mundo - por que não? - mais justo e equilibrado.

Parabéns a todos os ADVOGADOS que honram seu juramento!

3 comentários:

Kauana disse...

Parabéns! Apesar de não ter o sonho de advogar, admiro aqueles que encontram talento para essa profissão, porque não dizer, "corajosa"...

Rose disse...

Trabalho com advogados e posso dizer que é uma profissão que exige muito. É um pouco estressante e corrida, mas quem ama advogar leva isso na boa.
Parabéns e muitas causas ganhas e alvarás para você! rsrs

Raphael Rocha Lopes disse...

Kau e Rose, muito obrigado pelas palavras e pelo apoio!