Bacafá

Bacafá

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia de comemorar!!

Para quem sai na noite, sabe do que estou falando. Foi publicado na página da Administração Municipal de Jaraguá do Sul:

"A prefeita Cecília Konell sancionou na última sexta-feira (30/07) – para que entre em vigor dentro de 90 dias – a Lei Municipal 5.675/2010, de autoria da Câmara de Vereadores, que proíbe o consumo de cigarros e produtos similares em recintos de uso coletivo no âmbito de Jaraguá do Sul. De acordo com o Art. 2º desta lei, “é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente”.

O parágrafo segundo deste artigo inclui entre os recintos de uso coletivo: ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento; áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

O início da aplicação das penalidades decorrentes de infrações a esta lei será precedido da divulgação de ampla campanha educativa a ser veiculada nos meios de comunicação para esclarecimento sobre deveres, proibições e sanções impostas, além dos males causados pelo fumo à saúde."

Voltar para casa sem estar fedendo a fumaça de cigarro é um grande avanço. Se os fumantes não tem o mínimo de respeito com quem não fuma, resta a aplicação de leis como essa. Tomara que a lei "pegue" imediatamente e que a população jaraguaense conscientize-se o mais rápido possível.

Bom será quando o fumante, ao acender um cigarro ou afim, ficar preso em uma redoma hermética até o momento que o último resquício de fumaça sumir...

3 comentários:

Eraldo Paulino disse...

Concordo contigo.

Eu não tenho nada contra os fumantes, eles bem longe de mim e eu aqui...

Abraços, meu caro!

Kauana disse...

Dia de comemorar mesmo! Cabelos cheirosos a noite toda!! kkk
Espero que a fiscalização exista e que os fumantes entendam isso como um "recado" de que a educação para com o próximo é fundamental.

Raphael Rocha Lopes disse...

Eraldo, quanto mais longe, melhor (apesar de gostar dos meus amigos fumantes quando não fumam).

Kauana, torço pelo mesmo!