Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nota de repúdio.

O CPL, CENTRO INTEGRADO DE PROFISSIONAIS LIBERAIS, entidade que congrega a AEAJS – ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE JARAGUÁ DO SUL, a OAB/SC – ORDEM DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA, SUBSEÇÃO DE JARAGUÁ DO SUL, a ABO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA, REGIONAL DE JARAGUÁ DO SUL, e a AMJS – ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE JARAGUÁ DO SUL, considerando:

a) a expressa intenção dos ilustríssimos senhores vereadores da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul de aumentar o número de edis de 11 para 19;
b) o aumento de gasto que tal mudança legislativa gerará, não obstante a limitação orçamentária existente, pois, além dos novos 8 vereadores, devem ser considerados, ainda, a reforma da casa para suportar o novo número, o aumento de assessores e as despesas paralelas inerentes a tal aumento;
c) a manifestação pública e contínua de diversas outras entidades, assim como de inúmeros cidadãos contra referido aumento por diversas razões;
d) o entendimento do CPL de que o aumento do número de legisladores não corresponderá a uma maior representatividade da população e nem necessariamente a elevação dos debates na Câmara; e
e) que há necessidade, neste momento, de que os legisladores fiquem atentos aos problemas do município, buscando urgentes soluções legislativas, e à fiscalização da administração pública municipal, não estando, o aumento de número de vereadores, entre as prioridades da cidade;

entende que o aumento de número de vereadores para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul é contraproducente e caminha contra os anseios mais justos dos cidadãos sul jaraguaenses.

Por tais motivos, ainda, o CPL sugere às demais entidades de classe que se manifestem sobre o tema, assim como aos ilustríssimos senhores vereadores que convoquem discussões públicas sobre o assunto, não restringindo tão importante decisão aos muros da Casa Legislativa Municipal.

Assim, em prol de decisões mais democráticas e transparentes, o CPL declara seu repúdio ao aumento do número de vereadores para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul no presente momento.

Jaraguá do Sul, 02 de março de 2011.


ADRIANO ANTONIO DA FONSECA
PRESIDENTE DO CPL

ROGÉRIO LUIZ DA SILVA
VICE-PRESIDENTE

RAPHAEL ROCHA LOPES
VICE-PRESIDENTE

JORGE LUÍS PFITZER

VICE-PRESIDENTE

JOSÉ AMBRÓSIO DOS SANTOS NETO

VICE-PRESIDENTE

Um comentário:

Izidoro da Silva Flôr disse...

Ilustres senhores representantes desse clube, que pese, sua relevante importância à comunidade local e regional.
Repito o comentário feito à matéria anteriormente postada, àqueles que ainda não a tenham lido.


VEREADORES, AGUCEM SEUS SENTIDOS!


Afirmo, o aumento do número de vereadores é importantíssimo, principalmente para o desenvolvimento econômico da nossa região, que está aí, sempre carente de grandes nomes políticos que representem e tragam recursos que possam solucionar as nossas necessidades. Só prá exemplificar, não temos nem mesmo um acesso decente para escoar nossa produtividade, como é caso da BR 280.
Digo, nem sempre surgem das classes financeiramente mais privilegiadas, as mentes mais brilhantes na fina arte de ter sensibilidade e conhecimento dos problemas sociais, que é requisito imprescindível ao político notável.
Posiciono-me defensor a esta corrente e fundamento meu entendimento diante a dificuldade de vir a ser um vereador, que é a porta de entrada para a carreira política de quem não tem recursos financeiros, porque com um menor número de vagas no Legislativo, muitas dessas, serão ocupadas por representantes que as conseguem a peso de influência ou de poder econômico. E aqui fica um desafio, provem que estou mentindo!
Exemplificando novamente, o Brasil é celeiro de uma legião de grandes nomes no futebol em razão do fácil acesso ao esporte, por conseguinte um grande número de praticantes, ao passo que tivemos apenas um grande nome no tênis, este um esporte mais elitizado, onde nem todos podem demonstrar uma possível aptidão.
Portanto, encerrem com essa demagogia de aumento de gastos públicos, pois estão tentando enganar "bobos", quando se sabe que o real objetivo dessa conversa, é se beneficiar das atuais oportunidades, bem mais pendentes ao lado da balança que tem ouro na "guaiaca".
Finalizando, o dinheiro gasto com o vereador tem retorno à comunidade. Primeiro, e já comentado, é a oportunidade de nomes desconhecidos surgirem e vir a serem referências políticas estaduais e federais que melhor representarão a região. Segundo, o ganho do vereador é dinheiro que irá circular na economia local e não nos mais requintados pontos turísticos fora da nossa microrregião como é o que o faz essa dinastia, pertencente à família dos que se intitulam "Donos de Jaraguá do Sul".

Autor: Izidoro da Silva Flor.