Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 2 de março de 2011

Reciclagem é mesmo boa para o meio ambiente?

Texto do catarinense Germano Woehl Junior, publicado no site O Eco:

"Será que realmente estamos ajudando a natureza fazendo a reciclagem? No exemplo acima, dá para perceber que não. No entanto, as pessoas acham que fazer reciclagem das embalagens dos produtos que consomem ajuda o meio ambiente. As campanhas na mídia influenciadas pelo comércio altamente lucrativo de basicamente dois tipos de embalagens de bebidas, latinhas de alumínio e garrafas PET contribuíram para iludir as pessoas e aliviar a consciência delas quando doam para o diretor da escola ou para os catadores aquelas sacadas de latas de cerveja consumidas nos finais de semana. Tem até escola pública que troca por nota estas latinhas de cerveja. Quanto maior a quantidade de latas, maior a satisfação das pessoas.

Matérias e artigos sobre a tal reciclagem de latinhas de alumínio inundam os espaços em revistas e jornais reservados ao meio ambiente. Mas todos omitem o lado sujo envolvendo a reciclagem de latinhas de alumínio, como por exemplo, os gases liberados e os resíduos altamente tóxicos (cancerígenos) da queima da tinta das latinhas no processo de fundição. Quando analisamos com uma visão mais ampla todo o processo percebemos que esta reciclagem de latinhas de cerveja não é diferente da reciclagem das ponteiras de pedra das flechas para poder matar mais bichos."

Para ler o texto completo, clique aqui.

2 comentários:

Armação da Piedade disse...

Parabéns Rafael pela informação. Divulgamos sempre a reciclagem e não analisamos as consequencias.

Darwinn Harnack disse...

O problema é o tipo de material empregado nas embalagens. Saudade da época que todo refrigerante vinha em garrafa de vidro retornável.