Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lamentável.

Sou um sonhador. Não perco a esperança de que as coisas podem melhorar, de que o mundo e as pessoas possam ser melhores daqui em diante.

Mas nesse final de semana tive dúvidas quanto a isso ao ver as lamentáveis cenas de comemoração pela sentença condenatória do casal Nardoni. Não estou aqui os julgando ou absolvendo. Apenas lamentando que algumas pessoas, sem qualquer bom senso ou reflexão, tenham comemorado daquela forma a condenação de possíveis assassinos. Tenham comemorado a tragédia de três famílias. Tenham comemorado aquilo que para essas famílias nunca mais vai ser a mesma. E, para piorar, com fogos de artifício. Absurdamente lamentável.

Afora outros exemplos que já comentei aqui nesse blog, recentemente tivemos mais um sobre como a opinião pública pode ser levada facilmente a erro. O caso da menina Gabrielle, que apareceu morta em um tanque de uma igreja de Joinville. Condenaram o acusado antes do processo terminar, inclusive por violência sexual. A imprensa e a população. Foi absolvido por falta de provas. E o mais grave, a menina sequer sinais desta violência tinha.

Reflitamos todos.

3 comentários:

Darwinn Harnack disse...

Meu amigo Raphael, a essência da massa não mudou ao longo desses poucos séculos que nos separam dos espetáculos tão prestigiados no Coliseu Romano, por exemplo.

A massa se inflama e sente prazer em ver a desgraça alheia. É isso que a Globo, a Veja e a grande mídia vende ao público.

Como bem colocado, não há o que ser comemorado.

Clarisse disse...

Faço minhas as palavras do professor Darwin, claro que a crueldade principalmente se tratando de uma criança foi absurda, mas a família em si está completamente destruída, os filhos deles irão crescer sem a presença dos pais. Mas tambem algo que acho muito estranho é que parece ser o único caso no Brasil de crueldade contra criança, e as crianças que passam fome todos os dias nas ruas por falta dos pais ou do próprio Estado, e as crianças envolvidas em pedofilia, parece que tudo isso foi esquecido. Realmente tudo isso é lamentável.

Elis disse...

Eu vejo diferente. Ao meu ver, quem deveria se importar com suas próprias famílias e filhos não se importaram. Eu imagino a sensação, em perder um ente querido e os assassinos ficarem soltos. É provável que tenha exagero e temo com a possibilidade de inocentes serem condenados, mas acho muito importante a sociedade se manifestar, me parece ser uma maneira de não deixar acabar em "pizza" como geralmente acontece com tantas outras coisas nesse país. Se fosse assim em relação à política, saúde e educação estaríamos impedindo que poucos se beneficiassem às custas de muitos.