Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um trilhão de dólares.

Recebi através de e-mail do amigo Adriano Skovronski:
O que lhe parece 1 trilhão de dólares? Toda essa conversa de "pacote de estímulos" e "salvamentos financeiros..."1 bilhão de dólares...100 bilhões de dólares...800 bilhões de dólares...1 TRILHÃO de dólares...O que isso significa?

Bem, vamos começar com uma nota de $100 dólares. Atualmente, é a maior nota em circulação nos E.U.A. Muitas pessoas já viram uma delas, poucos possuem uma no bolso, e é garantia de fazer amigos onde quer que se vá.



Um pacote de cem notas de $ 100 dólares é inferior a 1/2 polegada de espessura e contém $ 10.000 dólares. Encaixa facilmente no seu bolso e é mais do que suficiente para uma semana ou duas de diversão da melhor (ou pior) espécie.

Acredite ou não, esta pequena pilha abaixo é de US$ 1 milhão de dólares (100 pacotes de $ 10.000). Você poderia colocar esta quantia em um saco de papel de supermercado e passear por aí com ele facilmente.


Enquanto que a merreca de $ 1 milhão parece bem inexpressiva, $ 100 milhões é um pouco mais respeitável. Ele se encaixa perfeitamente em um palete de madeira padrão, veja:

E $ 1 bilhão de dólares... agora parece que estamos chegando a algum lugar...

Em seguida, vamos olhar para um trilhão de dólares. Este número é o que temos ouvido nos últimos meses nas notícias do mercado financeiro e sobre a crise mundial. O que é um trilhão de dólares? Trata-se de um milhar de milhões. É o número 1 seguido por 12 zeros. Está pronto para isto? É bastante surpreendente.
Senhoras e senhores ... Eu lhes apresento o tamanho de $ 1 trilhão de dólares ...
(E repare que os paletes são pilhas duplas)

Portanto, da próxima vez que você ouvir alguém falar por aí de "trilhões de dólares" ... é disso que eles estão falando.

Meu comentário: não diziam por aí, antes da tal crise mundial, que com alguns milhões de dólares conseguiriam frear a fome mundial? Parecia tão mais simples do que mexer com tantos paletes duplos de dinheiro!!

Nenhum comentário: