Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pandemia.

A palavra é PANDEMIA.

Com a tal gripe suína que a imprensa divulga, a palavra mais comentada é PANDEMIA. E o que é PANDEMIA? Trata-se de uma epidemia de doença infecciosa que se espalha em grande parte da população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou, ainda, em diversos continentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar a partir de três condições:

- O aparecimento de uma nova doença à população.
- O agente infecta os humanos, causando doença séria.
- O agente espalha-se facilmente e sustentavelmente entre os humanos.

Diferencia-se da ENDEMIA e da EPIDEMIA.

ENDEMIA é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. É qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área. No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.

EPIDEMIA é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido). Com o tempo e um ambiente estável a ocorrência de doença passa de epidêmica para endêmica e depois para esporádica.

Logo, a PANDEMIA é uma EPIDEMIA de grandes proporções.

Nenhum comentário: