Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A revolução dos bichos

Terminei de reler (tinha o feito no início da faculdade, começo da década de 90) final de semana retrasado A revolução dos bichos, de George Orwell. Mais do que uma crítica ácida aos sistemas comunistas, pelo menos na visão do escritor na época em que publicou o livro a primeira vez, em 1945, penso que a obra retrata, de maneira figurada, mas bem colocada, a natureza humana de acordo com sua posição no estrato social e como as idéias podem mudar com as transições pessoais. Mudanças de conceitos e de interesses e que tranfiguram completamente os conceitos e interesses anteriores, mesmo que se reneguem princípios ardorosamente defendidos outrora.

É uma leitura que recomendo para todos, em especial para os alunos de Direito ou de outras matérias que lidam diretamente com o comportamento humano. Deve fazer parte da nossa reflexão diária sobre nossos próprios comportamentos e do da humanidade.

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Talvez até explique (embora não justifiquem, óbvio) aquelas passagens aéreas que nossos queridos políticos utilizam para fins estranhos a seus cargos (como visto no post de domingo). Clique aqui para relembrar.

Um comentário:

Darwinn Harnack disse...

Clássico é clássico. Não envelhece e proporciona novos conhecimentos a cada releitura. Ótima indicação.