Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tempos de violência.

Feriado em tempos de violência. Não, não, nada de grave aconteceu por aqui. Apenas uma referência aos filmes vistos nesse feriadão (com um dia de trabalho no meio).

O primeiro foi Pulp Fiction (de 1994), do Quentin Tarantino (cujo subtítulo em português é justamente "tempo de violência"), vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 1995. Um filme relativamente recente, mas que já é um clássico. Havia assistido há muito tempo e tendo comprado o DVD há muitos meses, revi agora. Sempre surpreende e alguns detalhes sempre se mostram novos.

Com um elenco estelar (John Travolta (diga-se, de passagem, que foi a ressureição cinematográfica do protagonista de Grease), Samuel L. Jackson, Ving Rhames, Uma Thurman, Maria de Medeiros, Bruce Willis, Harvey Keitel, Tim Roth e o próprio Quentin Tarantino), interpretações muito bem conduzidas pelo diretor, com suas idas e vindas (tradicionais do Tarantino), o humor ácido e os diálogos inteligentes, o filme vale a pena ser visto e revisto.

O segundo filme foi Tropa de Elite 2, visto, este, na telona do cinema (lotado, diga-se). Como toda continuação, a preocupação de que a qualidade fosse mantida existia. Mas conseguiram, fugindo um pouco do enredo do primeiro filme, fazer uma boa segunda parte. A história todo mundo já deve ter visto na TV ou lido nas revistas: o capitão Nascimento, do BOPE, agora é coronel e passa a cuidar do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Fiquei com a impressão que a arte, neste caso, imitou a vida em vários trechos, que não vou adiantar para não estragar a alegria de quem ainda quer ver o filme. Como no primeiro, boas interpretações ajudam o ritmo do filme.

Mas, ok, ok, entre um e outro, para descontrair, alguns episódios de Friends...

3 comentários:

Spirit disse...

Gosto de ambos os filmes, sendo que o primeiro tem um cast simplesmente brutal!

Spirit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adri T. disse...

Filmão esse...nossa realidade mostrada de forma simples ousada!