Bacafá

Bacafá

sábado, 16 de outubro de 2010

Filme Madagascar na Justiça.

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso da Associação Mais Regional Mais Vida – MAREMAVI que requeria a vedação da exibição, venda e locação no país do filme Madagascar sob o argumento de que faria apologia ao uso de drogas ilícitas. A decisão foi publicada ontem (6/10) no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região. Em primeira instância, o processo foi julgado pela 2ª Vara Federal de Joinville.

O filme Madagascar foi exibido no Brasil em maio de 2005 com a classificação livre, posteriormente, foi reclassificado para 12 anos, pois o Ministério da Justiça observou que havia cenas de uso de drogas lícitas. No filme, a personagem girafa é hipocondríaca e consome remédios.

A associação alega que haveria estímulo ao uso de drogas como o ecstasy, pois ocorre uma “festa rave” na história na qual são citados os termos “balas de graça”, “balinhas” e “liberou geral”. Dessa forma, ocorreria um sugestionamento das crianças.

Após analisar a apelação, o relator do processo, juiz federal Jorge Antônio Maurique, convocado para atuar no tribunal, teve o mesmo entendimento do juiz de primeiro grau, reproduzindo trecho da sentença: “Os modernos filmes de animação são destinados tanto a adultos quanto a crianças, sendo que algumas das piadas e alusões musicais e cinematográficas não são compreendidas pelas crianças, posto que destinadas ao público adulto (...) deve ser considerado que as crianças muito dificilmente interpretariam as cenas referidas como alusivas ao consumo de ecstasy”.

Maurique concluiu seu voto dizendo que após análise dos enfoques sobre a questão e tendo conhecimento do teor do filme, entendeu que inexiste a alegada apologia ao uso de drogas ilícitas, no caso, ecstasy, sendo acompanhado, por unanimidade pela turma.

Fonte: Portal do TRF4.

3 comentários:

Elemer Kroeger disse...

Logo vão apoquentar o filme de novo. Não perceberam a subliminaridade zoofílica? Uma girafa apaixonada por um hipopótomo?
É prá acabá....
Tem coisa muito mais importante para se preocupar...
O desenho do Pica-pau, por exemplo, é preguiçoso, apoguenta a paciência de todo mundo... isto não incute na criança a ser preguiçosa?
Cada coisa que aparece para aparecer.

Michele Pupo disse...

Concordo com Elemer.
Por que nuca ninguém proibiu os Simpsons ou desenhos/filmes do gênero?

Deviam preocupar-se com outros problemas, muito mais pertinentes.

Piske disse...

Isso até parece coisa daquele site mensagens-subliminares.kit.net. O cara vê sexo em tudo que encontra pela frente... Meu conselho é: preocupem-se com o que é realmente importante!