Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Filas nos bancos.

Texto de Alexandre Rocha Lopes.

O que comentarei abaixo é devido ao que observo...

Volta e meia observo que sai punicão para as instituicoes bancárias devido ao tempo em que o cliente aguardou na fila.


Atualmente há muitas alternativas que estas instituicoes disponibilizam com o intuito de eliminar a fila dentro das agências. Exemplos:

- Cartão de debito (muitos vão na agencia sacar em espécie para pagar contas em lojas que possuem a facilidade do débito)
- Cartão de crédito (idem) - Débito automático
- Programação de pagamentos e débitos (caso não queira deixar em débito automático algumas contas. Ou então títulos para pagamentos)
- Atendimento via telefone (0800 OU 4004)
- Atendimento via internet
- Atendimento via iphone
- Atendimento em terminais de auto atendimentos (estes espalhados em inúmeros locais que não são agências bancárias)
- Pagamentos em empresas conveniadas (há muitas, muitas empresas mesmo, que recebem títulos, água, luz, telefone sem serem instituições financeiras e ficam abertas por um período de tempo maior que os períodos das agências)
- Saques em empresas conveniadas (sim, pode-se sacar em muitas destas empresas também)
- Lotéricas
- Correios

Mas, mesmo assim, muitos clientes ainda 'preferem' ir a uma agência. Será que não está começando a existir uma utilização deste meio para somente ganhar uma indenização em cima de uma instituição bancária?

E uma outra situação: por que há estas cobrancas somente sobre as instituições bancárias? Vamos lembrar de outros locais, igualmente públicos, onde há tambem filas de espera, e ninguém reclama da mesma forma, com uma processo indenizatório por danos morais?

- Você já teve que esperar atendimento num hospital
- Você já teve que esperar atendimento numa prefeitura?
- Você já esperou atendimento num DETRAN ?
- Você já esperou atendimento numa clínica particular? (marcou hora e foi atendido somente 1 hora depois, por exemplo)?
- Você já esperou atendimento numa panificadora?
- Você já esperou atendimento num supermercado? (com todos aqueles caixas sem um funcionário p/atender)
Há outros locais tbem....

Assim como nestes locais, a fila do Banco tambem tem pessoas com mais títulos que outros. Uns demoram mais que outros.

ARL

5 comentários:

Alexandre disse...

Complementando... o que estou querendo dizer NAO é que se deve entrar com um processo em cima de outros orgaos/locais. O trecho em que comento sobre outros locais tem o carater explicativo. Há muitas ocasioes, em que a demora se dá devido ao tipo de atendimento que aquele cliente demanda (consulta de um preço, no caixa de um produto de supermercado, devido a duvidas sobre o mesmo, por exemplo).
ARL

lili laranjo disse...

esta mulata é especial...
Tenho este poema musicado e é lindo...

+++++++++++

Cresci com o
cheiro do barro
com as queimadas...
Com a beleza do põr do sol...
Com o café ...
brinquei na palha do café...
corri atras dos gafanhotos...
vivi a liberdade...

Um beijo para ti

Carina disse...

Brasil quer ser um país moderno...
Mas o povo morre de medo de se modernizar. Pois junto disto, sempre vem a esperteza e malandragen típica. Pagar contas via net? Ótima idéia, até que os bandidos foram mais espertos que os sistemas bancários e se infiltraram nas redes e já roubaram milhoes.
Como explicar pro Zé da Silva que seria mais fácil pra vida dele usar a internet ao invés de ir fazer o encontro mensal com os amigos pensionistas na fila do banco? E acabar com o único entretenimento diferenciado do mes? Tá doido??
Acho triste ver um país grande como o nosso amarrado desta forma aos bancos, as filas e a este sistema, mas a coisa é bem mais ampla.
Da minha parte, odeio bancos, odeio as portas giratórias e me nego abrir conta num banco que as tenha.
Aqui na Alemanha nao temos filas em banco, nem problemas de saques indevidos em contas e nem nada destas doideras que se veem por aí, e mais, se eu preferir pagar uma conta na boca do caixa ao invés de pagar via net, tenho que pagar uma taxa de €2,50 por depósito!
Viva o uso racional do banco!!!

Raphael Rocha Lopes disse...

Alexandre, meu irmão, como disse a Carina, a questão é bem mais ampla.

Em resumo adiantado: as filas nos bancos são um absurdo, sim, e são culpa exclusiva dos próprios bancos, sim!!

Há algo, no mundo capitalista, chamado risco do negócio, coisa que os banqueiros sabem bem, porque se o devedor não paga, quando vão dele cobrar os juros, dizem apenas: você sabia do risco do negócio. E esse risco do negócio, para os bancos, é ter que arcar com uma melhor preparação de seus funcionários e proporcionar condições para todos, TODOS MESMO, os seus clientes poderem ir ao banco a hora que quiserem.

Há facilitadores, como internet e outros lugares (sempre cheios) para pagar contas? Há, sim. Mas isso não exime a responsabilidade do banco de receber seu cliente a hora que for para pagar suas contas na boca do caixa. Ou sacar, ou depositar ou simplesmente pegar um extrato ou ver o saldo de sua conta.

Os bancos colocam dois caixas para trabalhar no dia de pagamento, e as pessoas têm que ficar três horas na fila esperando. Enquanto isso os banqueiros ficam contando seus milhões ou bilhões de reais encastelados em seus prédios com sofás de milhares de dólares.

Tem gente que não gosta de usar cartão, tem gente que não gosta de débito em conta (eu mesmo já vi minha conta arrombada por causa de descontos em duplicidade), tem gente que não tem internet, tem gente que acha que lugar pra pagar conta é no banco. E todos eles têm razão.

Até acredito que haja algum aproveitador aqui ou acolá por conta dessa situação. Mas os bancos só vão entender quando pesar no bolso deles. (E não que as outras filas se justifiquem).

Alexandre disse...

Sim, ainda, muitas vezes é complicado para algumas pessoas entenderem como funciona um pagamento via internet, ou num Terminal de Auto Atendimento. Ainda temos muitas pessoas com medo (de medo mesmo) destes equipamentos. Ha aqueles que possuem o receio da utilzacao, por nao entender direito como funciona, ou por ouvir comentarios de fraudes. As quais muitas vezes ocorrem por mal utilizacao ou desconhecimento da forma correta de se usar. Pagamentos em equipamentos publicos, por exemplo. Ou entar, deixar marcada a opção "lembrar senha". Utilizar senhas como datas de aniversarios...
As questoes das taxas, seria uma opcao. Mas daria um rebú....
Assim, como é risco do Banco ter uma fila em seu negocio de atuação. Sim, com certeza é. Mas se podemos ganhar tempo porque procuramos formas mais demoradas de atendimento. Por exemplo.... se voce vai num restaurante e tem fila p/entrar. E há outras formas/locais para comer que tambem resolvem o problema. Embora muitos ainda fiquem na fila, por qualquer o motivo que o motive a ficar ali, parado, esperando 20, 30, 40 minutos até liberar uma mesa, para depois ser atendido... há aqueles que simplesmente optem pelo mais pratico. Comem em outro local. Correto?