Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quanto vale a Justiça?

Não tem preço, respondo plagiando o famoso bordão daquele cartão de crédito. Mas parece que no Mato Grosso vale mais o cartão de crédito propriamente dito do que o slogan da campanha publicitária.

A notícia remetida pelo aluno Jackson Kalfels é lamentável, triste, repugnante, em especial para quem lida no dia a dia com o Poder Judiciário e para as partes que depositam nele suas esperanças:

"A Polícia Federal deflagrou ontem, no Estado de Mato Grosso, uma operação para desmontar uma quadrilha suspeita de envolvimento em um suposto esquema de venda de sentenças instalado no TRE do Estado. A Justiça mato-grossense tem sido alvo, nos últimos meses, de muitas notícias sobre corrupção.


Nove mandados de prisão temporária e 30 de busca e apreensão foram expedidos por ordem da ministra Nancy Andrighi, do STJ, relatora do inquérito judicial que apura crimes de exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha."

Para ler a matéria completa, clique aqui (Portal JusBrasil).
A insegurança que notícias como essa causam para o meio jurídico e para a sociedade é gigantesca. A confiança, obrigatoriamente depositada nas mãos do Estado, fica, sem dúvida, estremecida. É indispensável que os envolvidos sejam efetivamente punidos. Exemplarmente punidos. E atrás das grades. Para esses a campanha Punir melhor não é punir menos, do CNJ, não terá condão educativo e nem trará os efeitos desejados (para saber mais sobre essa campanha do CNJ, clique aqui).

Nenhum comentário: