Bacafá

Bacafá

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O cacau é show, mas a Globo não gosta. Nem de torcedor de futebol.

Ou, a ingerência contínua da Rede Globo nas nossas vidas.

"A escola de samba Rosas de Ouro teve de mudar o título e parte da letra de seu samba-enredo para o carnaval 2010, intitulado "O Cacau é Show", após pedido da Rede Globo - detentora dos direitos de transmissão do evento - que não permite menção a marcas ou patrocinadores. O carnavalesco da escola de samba, Jorge Freitas, negou que a agremiação tivesse intenção de fazer propaganda colocando em seu samba referências a uma rede de lojas de doces.

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, entidade organizadora do evento, declarou ao Portal IMPRENSA que nenhuma cláusula de seu regulamento veta completamente propagandas e que o pedido de mudança do samba-enredo foi da emissora.

Em entrevista ao portal R7, Freitas argumentou que o tema da escola partiu da leitura do livro "O Cacau é Show", de autoria do empresário e fundador da rede de lojas de doces homônima à obra consultada, Alexandre Tadeu da Costa. A marca é patrocinadora oficial da escola de samba.

Após a polêmica, a agremiação decidiu mudar o título de seu samba para "Cacau: Um grão precioso que virou chocolate, sem dúvida se transformou no melhor presente!". Modificou, ainda, a parte do refrão que supostamente fazia menção à marca. A frase "o cacau é show" foi trocada por "o cacau chegou"."

Continue lendo a matéria no Portal Imprensa, clicando aqui.

Isso ainda é pouco, no meu ponto de vista, se compararmos à maior intromissão que a Rede Globo faz semanalmente em nossas vidas - pelo menos daqueles que gostam de futebol. Iniciar uma partida de futebol, seja de campeonato estadual, seja de campeonato nacional, às 10 horas da noite só para atender ao horário da novela é um acinte ao senso comum.

O pobre do torcedor, principalmente nas grandes cidades, sai do jogo por volta da meia noite e chega em casa sabe-se lá que horas... A quem assiste em casa, ainda resta desligar a televisão e arrumar imediatamente o travesseiro. Depois perguntam por que os estádios andam vazios!!

Culpa de uma CBF fraca e de dirigentes de clubes de futebol incompetentes, que, desesperados atrás da verba decorrente dos direitos de imagem, sujeitam-se a qualquer coisa.

Nenhum comentário: