Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Deu Brasil!!

RIO 2016 é BRASIL.

Há diversas razões para críticas, há muita coisa a ser melhorada, há muito ladrão travestido de político nesse país. Mas ainda acho que tudo isso não é suficiente para não ficarmos contentes e empolgados com a vinda das Olimpíadas para o Rio de Janeiro.

Corrupção e desvios há e haverá em qualquer lugar. Talvez nos outros países menos do que aqui, não sei. O importante é que tenhamos consciência de cobrar dos nossos políticos e administradores austeridade e respeito aos cofres públicos, ao erário e, por via de consequência, ao cidadão brasileiro.

O argumento de que os desvios e as sacanagens serão monstruosos - e até podem ser, embora esperamos todos que não - não se valida por si só, pois, se assim fosse, não poderíamos construir hospitais, escolas ou estradas porque alguém vai levar alguma coisa por fora.

Por outro lado, a possibilidade propiciar o espetáculo dos Jogos Olímpicos no quintal de casa para os brasileiros, milhões dos quais nunca sequer sonharam em viajar para fora, quanto mais ver ícones dos esportes tão de perto, é algo que deve ser considerado.

Talvez (tudo bem, sou um sonhador) nasça uma nova sensação cívica nos brasileiros. Não aquela que acontece de quatro em quatro anos nas Copas do Mundo de Futebol, mas aquela que pondera sobre a necessidade de um investimento completo na estrutura do Brasil, com aqueles hospitais, escolas e estradas que falei antes, e com incentivo à cultura e ao esporte. A mesma que cobra dos governantes a continuidade dos trabalhos pós-Copa e pós-Olimpíadas.

É a possibilidade de o Brasil ser mais uma vez projetado por coisas boas e não apenas por carnaval de mulher pelada, drogas, impunidade e chacinas nas favelas.

Que venham os visitantes e que façamos bonito (sem a esperança de ficarmos entre os primeiros na tabela de medalhas - não sou tão sonhador assim).

3 comentários:

Esperanza Cabello Izquierdo disse...

¡Felicidades!

Zeus disse...

Tudo as mil maravilhas se não dependêssemos da boa vontade e da intriga de nossos politicos,mas acho que vai dar certo no final.
Parabéns pela matéria.

Unknown disse...

Queria poder ser um pouquinho sonhadora como vc...
E sou da opiniao que primeiro a gente limpa, arruma, alimenta, cuida do que temos dentro de casa, depois recebemos visitas.
Meu pai veio com o argumento que a Alemanha quando fez a copa teve de construir vários estádios novos. Mas foram só estadios, todo o resto já estava lá. E isto nao se constrói em 6 anos.
Mas enfim, que sejam jogos à altura do povo brasileiroe nao à altura da ganacia dos nossos governantes.