Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Terapia da equanimidade.

Para começar bem (e refletindo) a semana, um texto enviado por Gustavo Jorge Bartsch.

TERAPIA DA EQUANIMIDADE

O estresse, isto é, o agente oxidante, um debilitante do sistema imunológico, o gerador de inúmeras doenças, é facilmente bem administrado por pessoas que não se deixam abalar pelos inevitáveis prós e contras, aplausos e vaias, vitórias e derrotas, lucros e perdas, ascensões e quedas, enterros e partos, prestígio e ostracismo, rosas e espinhos... Equanimidade é o nome desta bendita imperturbabilidade que funciona no nível psíquico como estimulador das defesas orgânicas e é, portanto, decisivo fator de saúde e longevidade.

Se, ao longo de sua vida, você foi um bom observador, terá aprendido que nada, absolutamente nada, é definitiva e exclusivamente nosso. Estará firmemente convencido de que tudo quanto, por ignorância, pensamos possuir, na realidade nos possui, nos pesa, nos desarruma, agita, preocupa e nos desprotege em meio a este mundo estressante no qual nos coube viver.

Quem, por sabedoria em seu coração, já se desapegou de coisas, pessoas, fama e posições de tudo que algum dia, inevitavelmente lhe será arrebatado, embora ainda esteja com elas, terá alcançado o tesouro da equanimidade

Texto de Hermógenes
(acredito que o professor de hatha yoga - José Hermógenes de Andrades - e não o filósofo grego, coincidentemente injustamente privado de seus bens, segundo Platão)

Nenhum comentário: