Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Deus existe?

"Sobre os deuses, não estou em posição de saber nem se existem, nem se não existem, nem quais são. Na verdade, muitas coisas impedem de saber; não só a obscuridade do problema mas a brevidade da vida humana." (Protágoras, apud Hermann Diels, Fragmentos dos pré-socráticos, fragmento 4).

Apesar de discordar dessa linha de raciocínio - embora um dia já tenha me considerado agnóstico (da linha ateísta, já que dizem existir os agnósticos teístas) - achei interessante e trouxe pro Bacafá.

Li em O Jardim.net. Se quiser ir direto ao texto, clique aqui.
O moço aí do lado é o Protágoras. Mais sobre ele aqui ou aqui.
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."

7 comentários:

Fred disse...

Então, você não é mais agnóstico. Seria o que, agora? Crente em algo?

Darwinn Harnack disse...

Sempre digo que quando se fala em Deus, as pessoas automaticamente o tem como antropomórfico.

Estudos científicos provaram que diante da palavra "Deus" (seja em que idioma for), as pessoas tendem a acionar uma parte do cérebro responsável pelo reconhecimento de pessoas.

Talvez, coubesse abrir um pouco mais a concepção para algo indescritível ou, como preferem muitos, incognoscível, tal como "força cósmica", "logos universal" ou expressão congênere.

Há também aqueles que tendem a unir criador e criatura, num sistema de crença panteísta, ou seja, de que Deus se manifesta e até se confunde com a própria natureza.

O que não dá é discutir fé, pois cada um tem a sua, ou simplesmente não tem.

Raphael Rocha Lopes disse...

Não, não, Fred. Não se preocupe.

Darwinn, concordo que discutir religião é mil vezes pior que discutir futebol (outra religião, não?). Mas nessa concepção incognoscível, nessa força cósmica, poderíamos considerar ou comparar Deus a um buraco negro, por exemplo?

Darwinn Harnack disse...

Eu acho maravilhosa a sabedoria dos antigos que viam o Sol como Deus, pois é uma representação muito boa mesmo, considerando que a luz solar fertiliza o solo e mantém a vida na terra, estando presente na vida de todos indistintamente.

O buraco negro está distante da vida das pessoas, mas acho melhor do que crer em um velhinho sentado nas nuvens jogando raios e olhando feio pra quem faz coisa errada.

Agora, tem gente que crê em cada coisa, penduram até Santo Antonio de cabeça pra baixo para trazer marido, matam animais de modo bárbaro para fazer mal ao concorrente comercial ou inimigo pessoal, compram pedaços da cruz de Jesus Cristo e de água do Rio Nilo pela Televisão, então poderia ser criada também a "Igreja do Santo Buraco Negro", não vejo problema.

Boa semana!

Luciane Mortari disse...

Não acreditar em DEUS ????? Impossível !!!! Não se chega ao final da vida ou perto de ficar sem ela ou de alguém que amamos demasiadamente sem acreditar em DEUS .... quem ele é ??? Não sei !!! Não importa !!! O importante é crer ... A fé raciocinada acima de qualquer indagação .... Que assim seja .. e me perdoem os incredúlos !!!

Raphael Rocha Lopes disse...

Perdoada, Luciane, perdoada.

Unknown disse...

Deus é o caminho, o resto igrejas, maçonaria, espiritismo e todos esses "ismos" são o pedágio.