Bacafá

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terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conar vai investigar posts pagos da Sephora em blogs.


O Conar vai investigar se a loja de cosméticos francesa Sephora, recém-chegada ao país, e três blogs de moda desrespeitaram as regras da entidade. A suspeita é de que sugestões de compra feitas pelas blogueiras Lala Rudge (Lala Rudge e Maria Rudge), Thássia Naves (Blog da Thássia) e Mariah Bernardes (Blog da Mariah) sejam propaganda paga, embora não identificadas desta maneira.

As três postaram em seus respectivos blogs, no mês passado, elogios a produtos da marca YSL - representada no Brasil pela Sephora -, como delineador e máscara.

O Conar afirma que o material coletado vai além dos textos publicados nos canais das blogueiras, levando em conta também a publicação de fotos na rede social Instagram.

Os processos relativos a esses blogs, que estão registrados com a numeração 221/12, 222/12 e 223/12, foram abertos em 21/8, e têm o mesmo relator. Segundo o Conar, as partes já foram comunicadas.

Em caso de condenação, o conselho pode solicitar o fim ou a alteração da campanha. A decisão pode servir de embasamento para algum processo jurídico posterior. As decisões da entidade costumam ser seguidas pelo mercado publicitário.

A Sephora abriu uma loja da marca no Brasil no mês passado, no shopping JK Iguatemi, de SP.

Fonte: Portal jurídico Migalhas. Na notícia original também há fotos.

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Só para constar: o Código de Defesa do Consumidor prevê expressamente que toda publicidade, ainda que em caráter de merchandising, deve ser anunciada como tal, com o consumidor não podendo ser enganado por disfarces.

A internet criou e cria novas situações que devem ser bem observadas pelos órgãos de fiscalização e pelo Poder Judiciário.

2 comentários:

Kauana disse...

Acredito que se trata de propaganda,sem dúvida. Entretanto, não vejo como ser vista desta forma. Acredito que depende, basicamente, do ponto de vista do possível consumidor do produto, pois, se analisarmos a fundo, provavelmente a maioria das propagandas (pagas) induz o consumidor, através dos disfarces... eu, por exemplo, não compro uma nova máquina digital porque o Neymar diz que usa... não uso creme monange porque a xuxa diz que usa. É simples assim. O consumidor é que precisa analisar a real qualidade do produto e não o garoto-propaganda da marca, o que, definitivamente, não acontece.

Raphael Rocha Lopes disse...

Oi Kauana. Concordo quanto à análise que o consumidor deve fazer antes de adquirir o produto. Mas está lá no CDC: "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal" (art. 36). Nesse caso, as meninas dos blogs aparentemente fazem de conta que divulgam o produto porque gostaram simplesmente, e não porque foram pagas para tanto. E isso faz uma grande diferença aos olhos do consumidor (principalmente adolescente).