Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Filmes e filmes - parte II.

Continuando a postagem de segunda-feira, mais dois filmes a comentar.

O sorriso de Monalisa - filme, de 2003, com Julia Roberts e mais meia dúzia de novas atrizes procurando seu espaço, inclusive a mulher do Peter Parker (o Homem-Aranha, para quem não lembra). A história de uma professora que, na década de 50, quer fugir do roteiro comum das aulas de artes em uma escola só para garotas que praticamente forma "boas esposas e donas de casa". Obviamente, foi incompreendida (senão o filme não teria razão de existir). De todo modo, fica a ideia de que mudanças são possíveis. Às vezes sofridas, às vezes felizes; mas são possíveis. E quando se tem consciência das mudanças que se pretende, e quando essas mudanças visam o bem - embora nunca se saiba exatamente qual a diferença entre o bem e o mal - , mesmo que as tentativas não sejam bem compreendidas ou aceitas, a vida se justifica um pouco mais.

Bastardos inglórios - filme de Quentin Tarantino, com Brad Pitt (2009). Não tem muito o que falar. É um típico Quentin Tarantino. Alguma violência, muitos diálogos, uma boa dose de sarcasmo e umas pinceladas vintage. Ainda regado a um drama específico, de Shosanna, e sua vingança particular. De todo modo, seria bom se a guerra tivesse terminado daquele jeito... Para algum incauto, os bastardos eram soldados judeus ou anti-nazistas que tinha o objetivo único de assassinar e aterrorizar soldados nazistas, das formas mais violentas possíveis, inclusive fazendo contagem de escalpos que levavam como troféus. Dizem que eles existiram de verdade.

Um comentário:

Jaque disse...

Caro mestre e amigo!
Nesta data, normalmente recebemos diversos emails e cartões de natal... Mas resolvi que este ano farei diferente!
Deixo aqui um abraço apertado e meus votos que um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Que Papai do Céu te dê um 2011 cheio de conquistas, conhecimento, glórias, felicidades, amor, dindin, sucesso e amizades... =D
Obrigada pelos conhecimentos transmitido!!!
Felicidades!