Bacafá

Bacafá

domingo, 17 de janeiro de 2010

Seychelles

Dia desses folheando o Atlas com minha filha, esbarramos num país chamado Seychelles que, se eu já tinha ouvido, não lembrava. Completamente desconhecido para mim, da localização aos índices sociais.

Segundo o Wikipedia:


"As Seychelles ou Seicheles são uma nação insular localizada no Oceano Índico ocidental, constituíd por vários arquipélagos localizados a norte e nordeste de Madagáscar. Fazem parte das Seychelles as Ilhas Seychelles propriamente ditas, as Ilhas Amirante, as ilhas Farquhar, as ilhas Aldabra e algumas outras ilhas dispersas. Além de Madagáscar, os seus vizinhos mais próximos são a Maurícia, a sudeste, as Comores e Mayotte, a sudoeste, e as Ilhas Gloriosas, a sul. Capital: Victoria. Juntamente com Líbia e Maurícia, é o único país do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

Fazendo parte da rota comercial entre a África e a Ásia, as ilhas eram ocasionalmente utilizadas por piratas até os Franceses iniciarem o controlo do arquipélago em 1756, quando a Pedra da Possessão foi colocada pelo Capitão Nicholas Morphey. As ilhas foram nomeadas em honra de Jean Moreau de Séchelles, Ministro das Finanças de Luís XV.

A legislação ambiental das Seychelles é muito estrita, e todo o turismo projectado está sujeito a uma revisão ambiental e a um longo processo de consulta com o público e os conservacionistas. As ilhas são líderes mundiais em turismo sustentável. O resultado final deste desenvolvimento sustentável é um ambiente natural intacto e estável, que atrai visitantes com grande poder financeiro (150.000 em 2007) mais do que turismo de massas de curta duração. Desde 1993 uma lei garante aos cidadãos o direito a um ambiente limpo, ao mesmo tempo que os obriga a proteger esse ambiente. O país detém o recorde da maior percentagem de terra sob protecção natural — quase 50% da área de terra total das Seychelles."



Conforme o Grande Atlas Mundial Seleções que estávamos vendo, de 2006, a população era de menos de 79000 pessoas e área total do complexo de ilhas é de 454 km quadrados, com um índice de alfabetização de 85% da população.



Um comentário:

Unknown disse...

Seychelles é um dos paraísos na Terra! Acho que vc le pouca revista de Turismo, nao é mesmo?? heheh Senao com certeza vc já teria tido uma overdose sobre o lugar.
Um excelente lugar pra passar lua de mel, aliás, um dos destinos turísticos mais famosos do mundo para tal. :P
Beijos!