Bacafá

Bacafá

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2001, 2012, Avatar, Scarface.

Esses últimos dias assisti a 4 filmes de grande sucesso. Sobre Avatar e 2012, muito não se tem o que falar, pois estão aí na mídia há algum tempo, com retumbante sucesso de bilheteria. Scarface e 2001: uma odisseia no espaço, por sua vez, são dois filmes mais antigos e, diga-se, muito mais interessantes que os dois anteriores.

2012.

O filme chega a ser divertido de tantas cenas absurdas. Algumas muito bem feitas, outras nem tanto. O ápice da "diversão" acontece quando o mocinho e sua família de mocinhos (ainda com o atual marido de sua ex-mulher - todos mocinhos, embora a gente já saiba como vai terminar o triângulo amoroso) estão numa limusine fugindo do cratera gigantesca que vai se transformando o planeta e passam por dentro um edifício desmoronando...

Mas, bem, é diversão sem compromisso e sem preconceito. E ainda deram um jeitinho de colocar um russo como o contra-herói.






Avatar.

O filme mais comentado e caro dos últimos tempos. Só o que se gastou em marketing é mais do que muitos países gastam em pastas importantes como Saúde ou Educação. Entretanto, esse é um problema dos países e não dos produtores e diretor do filme.

É uma película muito bem feita, com a tecnologia colocada efetivamente a favor do resultado. O visual é muito legal e me arrependo de não ter visto o filme em 3D, cujo resultado deve ser ainda melhor.

Contudo o filme peca num "pequeno" importante detalhe: a história. É uma sequência de clichês sem tamanho, o que não é de se estranhar, considerando que o maior sucesso do diretor James Cameron foi Titanic: a invasão de um novo eldorado pelos maus, subjugando os bons; um mau se apaixonando pela filha de um líder dos bons; os maus vencendo a primeira batalha e perdendo a guerra; o mau que virou bom unindo-se definitivamente à filha do líder bom, apesar de suas diferenças de culturas... Não sei, não, mas acho que já vi isso uma duzentas vezes nos filmes de hollywood.


Scarface.

Filme com Al Pacino e dirigido por Brian De Palma, trata da escalada de um cubano refugiado em Miami e que se torna um gangster impiedoso, construindo seu império com o tráfico de drogas. O filme, de 1983, conta, ainda, com o roteiro do consagrado Oliver Stone e com a participação de Michelle Pfeifer como a musa inspiradora de Tony Montana (Al Pacino). Filme que vale a pena ser visto, apesar de já contar com praticamente 27 anos.





2001: uma odisséia no espaço.
É importante que se diga que o filme é de 1968 e do Stanley Kubrick (aquele mesmo diretor que os defensores das teorias de conspiração dizem que foi quem filmou "o homem chegando à lua" em 1969, em um montagem nos desertos norte-americanos).

Apesar de ser um filme de ficção científica é muito mais sobre o ser humano. Começa com o homem ainda macaco descobrindo ferramentas milhões de anos atrás. E termina rumo à conquista de Jupiter. Tem aquela famosa cena do homem-macaco jogando um osso para o céu, com o corte para o homem dominando o universo. Sem contar a música, uma das mais famosas do cinema até hoje!!

Alerto apenas que é um filme que não deve ser visto cansado, porque é longo e muitas vezes meio parado para os padrões atuais, onde a sequência rápida demais de imagens não nos deixa refletir sobre o próprio filme. Esse é quase um livro. E cuidado com o HAL...

Nenhum comentário: