Bacafá

Bacafá

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia da Justiça

Hoje é o dia da Justiça. Bom se fosse não só no calendário, mas uma realidade cotidiana. E é algo estranho de se comemorar, sob certo prisma. Será que é tão rara assim, que merece um dia especial? Será que daqui a pouco também teremos o dia "de fazer o bem", já que nos outros dias não o fazemos?

E é uma situação tão esdrúxula, também, que quem, em tese, deveria estar realizando a Justiça hoje está em casa sabe-se lá fazendo o quê. É feriado para o Poder Judiciário, as "Justiças" estão fechadas e, talvez, a deusa Themis esteja descansando num belo sofá, assistindo televisão e, óbvio, sem a venda sobre os olhos.

De todo modo, como sou um sonhador e a esperança é a última que morre (pelo que dizem por aí), vieram-me à cabeça algumas definições de Justiça:

"Equilíbrio entre igualdade e liberdade" (alguns entendem como definição de Democracia).

"Dar a cada um o que é seu" (atribuída ao jurisconsulto romano Ulpiano).

"Tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades" (imputada ao jurista Rui Barbosa).

"Colocar-se no lugar do outro" (na realidade esse é um meio de se alcançar a Justiça e li em um texto/palestra do mestre Miguel Reale).

De todo modo, dizem que a Liberdade ama a Justiça. A foto acima não deixa mentir.

A origem. Segundo o site da FTD Editora "A data é comemorada desde 1940, em referência à Imaculada Conceição. Mas sua primeira celebração oficial ocorreu dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou este feriado forense em todo o território nacional."

Que, então, tenhamos dias melhores e que a Justiça não seja aplicada ou conquistada somente em um dia do ano e que esse dia não seja feriado, pois não há justificativa para tanto, sendo que Justiça deve ser feita todos os dias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor!

Esta foto não seria uma apologia ao lesbianismo, já que Themis é uma deusa e a estátua da liberdade é feminina?

Não que eu seja preconceituoso, mas a foto me fez lembrar o lesbianismo.

Um abraço,
Luiz Fernando ex dir. 1.10

Raphael Rocha Lopes disse...

Nem me passou pela cabeça... Eita mente criativa.
E se a liberdade e a justiça forem, desde que alcancem seus objetivos, não vejo qualquer problema.

Alline disse...

Raphael, é uma pena, mas hoje sinto-me descrente. Onde está a justiça? Ela funciona para todos? Queria mesmo ter esperança...

Anônimo disse...

O Sr. tem razão!

Muito bem colocado seu texto. Concordo plenamente.

Acrescento um texto bíblico que diz: Bem-aventurados (felizes) os que tem sede e fome de justiça porque serão fartos. Mateus 5.6

Um abraço,
Luiz Fernando
Dir. 1.10