Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A volta dos que não foram: os idiotas.

Pois é. Sai ano, entra ano, e aqueles que nós gostaríamos que não voltassem mais, na realidade, nem saíram muito de perto. Os idiotas, que, em outros tempos, nada longínquos, eu chamava de "seres". Como fineza não é das minhas maiores qualidades, infelizmente, posso passar por mal educado, estúpido, grosseiro (posso não, passo muitas vezes).

Mas a intenção é boa. Algo como aquela invencionice de "inveja boa" ou "inveja branca". Ué, inveja não é pecado? Capital, ainda por cima!! Invejou, vai frequentar um dos círculos do inferno. Na realidade, segundo Dante (o Alighieri, não o zagueiro do Bayern de Munique), em a Divina Comédia, os invejosos não vão bem pro inferno; vão pro purgatório, mais exatamente no seu segundo círculo. Na realidade, não sei o que é pior: o inferno ou o purgatório, embora digam que neste ainda há esperança. E aqui sou obrigado a relembrar Nietzsche, que dizia que "a esperança é o pior dos males, pois prolonga o sofrimento do homem" ou algo assim. E com sumidades como estas eu não discuto. Na realidade, ultimamente também não tenho discutido com imbecis e idiotas. Pura perda de tempo.

De todo modo, não preciso me preocupar. Acredito que minha passagem para o inferno está garantida, e direto pro sexto círculo. Isso se eu não parar no tal do ante-inferno, local onde ficam as almas recusadas tanto por deus quanto pelo diabo. A vantagem se eu for para o inferno é que, provavelmente, muitos dos meus amigos estarão ali pelos círculos vizinhos, e espero conseguir dar uma passeada com boa frequência no segundo e no oitavo. Mas queria mesmo é ir pro sétimo do purgatório Seria, no mínimo, divertido. Outra vantagem é que se eu estiver certo, não vou pro sexto círculo do inferno, nem pra círculo nenhum, pois não existiriam. Vou ter que esperar para saber, ou não saber (mais provável).

Gosto de Dante e de Nietzsche. Foi bom lembrar deles nesse texto. Devem estar contentes comigo lá nos círculos infernais. Mas não era deles que queria falar quando comecei a escrever hoje. Era dos idiotas (falando nisso, não lembro dos idiotas em círculo algum; devem ficar também no ante-inferno - que droga, já não posso mais ir pra lá).

Hoje falo dos tais motoristas que acham que pisca-alerta transforma seu veículo em avião da Mulher-Maravilha, aquele invisível (e que nunca entendi como ela - e só ela - encontrava). Sei, sei, amigo leitor, entediado leitor, que já assuntei isso por aqui mais de uma vez. Porém, se eu pudesse, juro que explodia cada carro que visse parado na ciclofaixa "só pra apanhar alguém rapidinho", "só pra descarregar rapidinho", "só pra esperar o nosso lindo balão azul sair detrás de uma nebulosa rapidinho". Agora também, os aviões da Mulher-Maravilha, com seus mágicos dispositivos pisca-alerta, estão tomando conta do estacionamento rotativo. Ou então é um código não escrito que se traduz em "não me multe, estou com o pisca-alerta ligado e você não está vendo meu carro porque se transformou num avião invisível e eu sou a Mulher-Maravilha de barba e calça mostrando a bunda porque estou disfarçada para o Super-Homem não saber que vou rapidinho nessa loja aqui na frente". Talvez, sei lá, pode ser isso.

Eu deveria falar também de outros tipos de idiotas: aquele que pensa que acostamento é terceira pista, ou aquele que não respeita a fila de veículos pra furá-la lá na frente porque é mais esperto que todo mundo. Mas começa a me dar urticária só de lembrar. Por hoje chega. Semana que vem quero ver se lembro de tratar dos ciclistas e dos pedestres.

Nenhum comentário: