Bacafá

Bacafá

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Microssaias e nepotismo.

Sem falsos moralismos, dois assuntos da mais alta importância, que falam do presente e do futuro.

Atenção senhores pais. Aqui fica uma preocupação e um alerta. Prestem atenção em seus filhos. Em suas filhas principalmente. Nesse final de semana fui a uma festa com a namorada e mais alguns amigos, casais em sua maioria. Festa, esta, embalada a um DJ famoso. Ou que pelo menos diziam que é famoso. Entre amigos sempre tudo é mais divertido, por pior que seja a música. E a que tocou, se não era excepcional, pelo menos não desagradou muito. A melhor de todas foi uma mixagem de Psicho killer, do Talking Heads (e nem foi do tal famoso).

Mas o que me assombrou de verdade foi o tamanho das saias e vestidos das meninas. Não dá nem para dizer “das mulheres”. Das meninas, mesmo. Nada contra as minissaias; pelo contrário. Ocorre que lá circulavam garotas com saias menores que minissaias. As tais microssaias. E as que vestiam esta minúscula peça de roupa eram as mais jovens.

Posso estar “desantenado”, “out”, “careta”, ou qualquer outro adjetivo de quem não entende nada da moda. Entretanto a questão não é a microssaia em si, mas o conjunto “pouquíssima idade + pouquíssima roupa”. E para tornar o coquetel ainda mais perigoso, muita bebida. Garotas com pouca idade, pouca roupa e muito álcool. Uma combinação, no mínimo, inadequada.

Por isso, senhores pais, é muito importante que prestem atenção quando suas filhas saem de casa, e mais importante ainda que conversem muito com elas (não só em dias de festa, óbvio). É imprescindível que as meninas se dêem o respeito desde cedo; e que tenham consciência de seus atos. Se se derem o respeito e tiverem consciência, com certeza não será o tamanho da roupa que fará a diferença.

O outro assunto é político e não menos sério. Como todos os que me lêem já sabem, sou contra o nepotismo, contra a distribuição de cargos públicos para parentes sem concurso, mesmo que sejam competentes. A dúvida, afinal, sempre pairará.

Em Jaraguá do Sul os vereadores tentaram colocar ordem na casa. Promulgaram a Lei Orgânica do Município (LOM) que proíbe o nepotismo. Diz, claramente, no seu artigo 90-C que “É vedada a investidura em cargo de provimento em comissão, função de confiança ou gratificada, bem como a nomeação para cargos políticos, de cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou não, em linha reta, colateral ou por afinidade até terceiro grau do Prefeito” entra diversas outras autoridades lá elencadas.

Ora, o que temos no nosso paço municipal? O marido e a filha da prefeita investidos em cargos políticos. A prefeita até está tentando anular alguns artigos da LOM, dentre os quais o acima parcialmente transcrito (90-C). Contudo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina já por duas vezes disse expressamente que “Em relação aos arts. 90-C e 90-D, tem-se que, na esteira da manifestação ministerial, não há, numa análise geral, óbice para que o Município legisle de maneira mais restrita, com o intuito de atender as peculiaridades locais, razão pela qual é inadequado suspender a eficácia desses dispositivos”.

Ou seja, estes dispositivos continuam valendo e, consequentemente, o marido e a filha da prefeita estão ocupando cargos públicos ilegalmente, afrontando toda a sociedade suljaraguaense.

Saia curta na balada e saia justa na prefeitura.

2 comentários:

Priscila Colonetti Brognoli disse...

Se é careta, estou ficando careta tb, pois não menos que vc, este dia me assutei com uma menina, na faixa de seus 15 anos, com um vestido que imita couro, que terminava na papada da bunda, possuia decote na frente, e pior, o decote atrás ia até o quadril, ela estava mostranmdo tudo, vulgarmente mas com uma cara inocente de que não sabia oq estava fazendo, me assustei, minha vontade era dizer: "Querida, volta pra casa, por favor." - Quanto ao outro assunto, nada me assusta, me admiro sim é com os eleitores que a elegeram. Pq a atitude da prefeita, esta sim, era de se esperar.

Rubens disse...

Caro amigo, sem moralismos baratos, podemos afirmar que o exagero no "minimalismo" dos trajes femininos elimina o maior catalisador da libido masculina, qual seja, a imaginação. qual homem já não despiu uma maravilhosa mulher em pensamentos? Bem, sinto informar, senhor romântico, que, por ora, tal exercício se perdeu na memória, pois a estonteante fêmea já vem desnuda para a noite. Deixamos de fazer o delicioso exercício da imaginação, atividade envolvente de todos os sentidos e do maior dom do homem, a inteligência, para estagnarmos o desejo na prática da mera observação. Já não degustamos, apenas absorvemos. Triste sensação de incompletude. Talvez por isso o consumo de álcool, para entorpecer os demais sentidos... Por isso segue o conselho às meninas adeptas da política do "menos é mais", saibam que, infelizmente, nesse caso, MENOS é MICRO ;-)