Bacafá

Bacafá

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da AMVALI

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da AMVALI - CONSOCIAL, no auditório da Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. A Conferência reúne os sete municípios da microrregião e será realizada através do Colegiado de Contadores e Controladores Internos da AMVALI. O tema será "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública".
O objetivo da CONSOCIAL é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Serão trabalhados quatro eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Cada eixo é composto por um relator e um facilitador. Com relação aos participantes 60% devem ser da sociedade civil, 30% do poder público e 10% conselhos. A Conferência Regional deverá encaminhar propostas e delegados para a Conferência Estadual e a Nacional.

A CONSOCIAL visa também debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública; e propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade.

A programação inicia às 8 horas, com recepção e credenciamento, após cerimônia de abertura e segue com palestra sobre os quatro eixos temáticos a ser ministrada por João Luiz Gattringer, do Tribunal de Contas de Estado de Santa Catarina. Depois da palestra, inicia o trabalho de cada eixo temático e a elaboração de propostas e delegados nos grupos. Para finalizar acontece a votação das propostas e plenária.

Maiores informações:

Mateus Silvestrin - Coordenador da CONSOCIAL (47) 3370-7933.

Fonte: Portal AMVALI.

Nenhum comentário: