Bacafá

Bacafá

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FEMUSC

Nessa última segunda-feira fui a uma das apresentações do FEMUSC - Festival de Música de Santa Catarina, que está ocorrendo aqui em Jaraguá do Sul, no teatro, no shopping, nas praças, na igreja, e que traz professores e alunos de pelo menos 18 países para uma troca de idéias e experiências.

O que vale dizer, contudo, é algo mais simples. Não sou nenhum grande conhecedor de música, quanto mais erudita, mas se fazer presente em eventos culturais desta (ou de qualquer outra) natureza representa duas coisas: a primeira, individualmente é sempre um extensor de mente, onde, na maioria das vezes, saímos diferente do que entramos. E se acumularmos cultura e novidades passamos a ver a vida um pouco diferente, talvez sem a pressa que nos assola e nos agonia. A segunda, coletivamente, é o desenvolvimento da sociedade como um todo, é a congregação artística e intelectual que sempre gera frutos. Bons frutos.

Outro ponto interessante é que muitas vezes reclamamos que aqui ou ali não existem movimentos culturais, ou mesmo eventos neste sentido. E quando acontecem ficamos acomodados com a bunda no sofá na frente da televisão assistindo novela, jornal (sempre com as mesmas notícias) ou bbb. Enquanto isso o mundo acontece lá fora e os eventos que dizemos que gostaríamos de prestigiar terminam. Às vezes sequer voltam a acontecer por falta de público.

Assim, àqueles que puderem participar, vão! Se puderem participar em outros, vão também! O futuro agradece.

Nenhum comentário: