Pelo terceiro ano consecutivo Jaraguá do Sul participou do projeto Dentistas do Bem nesta segunda-feira (18), uma ação se estendeu ainda aos municípios de Araquari, Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis, Fraiburgo, Joinville e Palhoça. Neste projeto dentistas voluntários integrantes da Organização Não Governamental (Ong) Turma de Bem fazem uma triagem odontológica em jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos. O trabalho também acontece simultaneamente em outros Estados do Brasil em outros outros dez países da América Latina, além de Portugal.
Takashima explica que durante a triagem é feito um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Após esse processo, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. “Desde que este trabalho teve início, há dois anos, somente em Jaraguá do Sul, 500 jovens passaram pelo processo e deste 30 foram escolhidos para receber o tratamento gratuito até os 18 anos e inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Atualmente 15 dentistas jaraguaenses, além dois laboratórios (de radiologia e protético) fazem parte da Ong Turma do Bem.
Um comentário:
Grande doctor. Grato pela divulgação.
Abração. Taka
Postar um comentário