Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lições do absurdo.


Em outro texto (Vaias sim – clique aqui para ler completo) mencionei o filósofo Voltaire e sua famosa frase: “Posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante teu direito de dizê-las”.

Defendi, naquele texto, o direito às vaias em contraposição a alguns políticos que simplesmente reputaram – em episódios daquela época – que isso é pura falta de educação. Escrevi lá: “Ora, se podemos aplaudir o que gostamos, por que não podemos vaiar o que não gostamos? As vaias nada mais são do que as manifestações de repúdio a determinados comportamentos ou idéias. São desconfortáveis? Sim, são, sem dúvida. Mas quem vive no mundo público, em especial o político, deve saber assimilar e aprender com as vaias. Podem, as vaias, ter conotação puramente político-partidária, sem conteúdo construtivo ou de mérito? Podem, sim, infelizmente. Entretanto, nestes casos, a pessoa vaiada deve ter discernimento e postura suficientes para não cair no jogo.”

Lembrei do assunto com a polêmica envolvendo a blogueira cubana Yoani Sánchez, que se autodefine como “um pouco jornalista, um pouco filóloga, muito ativista, não dedicada integralmente à política, uma soma de muitas tendências, compromissada com a liberdade, preocupada com os mais pobres; uma pessoa transversal” (programa Roda Viva, da TV Cultura, desta última segunda-feira, 25.02.2013).

Foi surpreendente o comportamento de alguns brasileiros com a sua vinda para cá. Algumas pessoas simplesmente não permitiram que a bloqueira ministrasse suas palestras, chegando a conseguir impedir que a mesma acompanhasse uma sessão de um documentário e de, em outro momento, lançar seu livro. Surpreende sobremaneira porque não faz, historicamente, tanto tempo assim que lutávamos por liberdade de expressão, jornais livres e debate aberto e amplo.

Os “contra” a blogueira argumentam que ela não passa de uma fraude, desmascarada no final do ano passado pelo Wikileaks e por um jornalista francês, alegando que a enorme quantidade de seguidores no Twitter é irreal, com muitos perfis falsos, que tem estreitíssima relação com o governo norte-americano e que não conseguiu provar nada sobre um suposto sequestro seguido de espancamento que sofreu em Cuba.

Não quero discutir, aqui, se Yoani Sánchez é uma farsa ou não. Não quero, também, dizer se as vaias são devidas ou indevidas. Apenas gostaria que após as vaias se desse voz para que ela se defendesse ou se manifestasse. Ou que a deixassem dizer o que tem a dizer para, se discordassem, então a vaiarem.

A liberdade é uma via de mão dupla: pode-se discordar, mas se deve saber ouvir. O argumento é a principal arma. As vaias e os aplausos apenas uma parcela do jogo democrático. Quem não sabe – ou não quer – ouvir hoje, não poderá reclamar amanhã.

3 comentários:

Anônimo disse...

The fact that Toyota сhose to uρgrade the
exterior stylіng, interіor quality and interіοг rоomineѕs of the rеdеѕignеd 2012
Yаriѕ hatchbacκ rather than uρgrading
the poωeгtrain ѕays a lot
about how Toyota views the needs of small car buуers.
Yet another waу to constгuct a devіce to harness energy from radіo
waves is uѕіng аn antеnna, conneсted tο
а sеries of diodes and a caρacitor bank that is еагthed.

In muсh thе samе waу, twο-way radio геntal offеrѕ buѕinesses and
inԁivіduals substantiаl savings in money,
time and гesources that equipment ownеrship nеver ωill.


my homepаgе; youtube videos downloaden

D3k0 disse...

Gostaria de esclarecer que membros da Organização que protestaram contra a Cubana, se portou de maneira que o Senador Eduardo Suplicy abri-se uma bancada e discutissem, com a palavra a todos da bancada. Ou seja, todos tiveram a palavra, a Blogueira, se manisfestou, e foi vaiada, nunca foi lhe tirado o poder de falar.Conforme declara o presidente da UJS, André Tokarski, “A grande mídia nos acusa de agressividade e de ter impedido a fala de Yoani, entretanto, o que mais Yoani tem feito desde que chegou ao país é falar em todos os veículos de comunicação. Nossas manifestações não coibiram sua fala, apenas quisemos também mostrar o nosso posicionamento.”, aponta Tokarski.
Qual foi o momento que a mídia deu palavra aos manifestantes contra ela?
Agradeceria se pudesse responder, pois, até onde acompanho, deveríamos ter voz e vez na mídia também, pois, nunca fomos consultados sobre porque estamos protestando contra ela. Tudo, que li é apenas especulação. Temos fontes de onde falamos.

Raphael Rocha Lopes disse...

D3k0, terei o maior prazer de publicar seus argumentos e justificativas aqui no blog. Se quiser mandar para o raphaelrlopes@gmail.com publicarei sem qualquer restrição, desde que não haja ofensas pessoais ou palavrões.
Grande abraço.