Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como você é nervosinha, hein?

“Como você é nervosinha, hein?”. Foi isso que minha namorada teve que escutar de um “ser” (não sei que outra qualificação dar sem correr o risco de também ser infeliz) ao manifestar indignação contra um comportamento, digamos, impróprio.

“Nervosinha”... Agora quem contraria as pessoas que fazem as coisas erradas são taxadas de “nervosinhas”. Os “seres” não respeitam as regras mais comezinhas de convivência coletiva e ainda têm a petulância de achar que quem está certo está errado. Pachorra pura. Preguiça de fazer a coisa certa. E como já ouvi há muito tempo, não há jeito certo de fazer a coisa errada.

 Os leitores já devem estar curiosos sobre o fato que gerou minha indignação. Minha namorada foi, dia destes, a uma loja de materiais de limpeza. Havia dois lugares para estacionar, entre a calçada (para pedestres) e o estabelecimento. Ela utilizou uma das vagas, sendo que a outra já estava ocupada. Entre a calçada e a rua havia a ciclofaixa.

Pois bem. Terminando suas compras, que foram rápidas, um “ser” (vocês até já estão imaginando quais substantivos-adjetivos poderíamos utilizar para substituir “ser”, não?) falou para minha namorada: “Você é a dona daquele carro ali? Pode esperar mais uns cinco minutinhos que já vou tirar o meu, que está atrás do seu?” Se bem conheço minha namorada, a loirinha deve ter fuzilado com seus lindos olhos azuis o “ser”.

O “ser” só não estacionou o veículo dele atrás do automóvel dela (como se isso fosse a coisa mais comum do mundo), como o fez em cima de uma ciclofaixa (como se ciclista não tivesse prioridade na via preparada exclusivamente para ele).

Cara-de-pau do cidadão. Ops, cidadão não, nunca, jamais. Cidadão vem de cidadania, e é aquela pessoa que tem consciência de seus direitos e deveres.

Como já era de se esperar, o “ser” demorou mais do que os prometidos cinco minutos. E ainda veio com a pérola: “Viu? Nem demorei tanto”, no que minha namorada respondeu “Eu pude esperar, só não sei se os ciclistas que precisavam passar poderiam”. O “ser” fez cara feia, entou no seu instrumento de desrespeito social e foi embora. O dono do estabelecimento, que veio até a porta, demonstrando-se um “ser” maior ainda, encerrou com chave de ouro: “Como você é nervosinha, hein?”. E pior, havia também um caminhão na ciclofaixa descarregando mercadorias para o estabelecimento deste “ser”. 

Poucas coisas me tiram do sério. Essa é uma delas. “Seres” que acham normal desrespeitar regras simples e, por via de consequência, pessoas que nada tem a ver com a história. Nesse caso, a dona do veículo que queria ir embora, mas teve seu automóvel trancado, assim como os ciclistas que não puderam passar pela ciclovia! Mas existem outras espécies de “seres”.

Um bastante comum na região é dono de caminhonete e costuma parar em fila dupla na frente das escolas para, com a maior tranquilidade do mundo, tirar os filhos e levá-los até a calçada. Esta espécie, do alto de sua sumidade, não pode estacionar no local certo e não atravancar todo o trânsito, que já é complicado por si só. Há, também, o “ser” que joga bituca de cigarro pela janela do carro ou do apartamento; o “ser” que tranca cruzamento porque não respeita sinal ou distância; e os “seres” mal-educados por natureza.

Acredito que todo mundo conhece várias espécies de “seres”.

Abaixo mais uma música do meu tempo, que foi impossível não lembrar com escrevendo esse texto.
Kid Vinil e Magazine, com Tic tic nervoso.


4 comentários:

Douglas Santolin de Oliveira disse...

Em Jaraguá, assim como em outras cidades existem seres que nos surpreendem, eu fico bem "nervosinho" quando estou em uma fila e alguém vem bem dissimulado e fura a frente dos outros que ficam calados, eu não fico quieto, reclamo e bem alto. Outra situação ocorre no trânsito, na Procópio Gomes existem duas pistas que são bem sinalizadas próximas aos trilhos, inclusive com taxões delimitando a área de contorno para entrar na ponte, mas tem alguns "seres" espertinhos que se colocam na faixa da esquerda e dão sinal de que vão entrar na fila da direita, isso me irrita, quando estou na vez aponto com o dedo para que fique esperando na fila como eu fiz. Infelizmente somos obrigados a conviver com esses "seres".

Abraço Raphael

Marina Carla disse...

Infelizmente a falta de educação não se limita a um lugar, uma região, um país.... "seres" que se acham no direito de ferir o direito dos outros!

Raphael Rocha Lopes disse...

Grande Douglas. Tudo isso é verdade. E aquele povo que vê que o sinal está amarelo com antecedência e passa no vermelho só para não "perder a vazada" e acaba atrapalhando o fluxo normal do trânsito? Muitos "seres" por aí transformando a vida num estresse.

Pois é Mari, encontramos "seres" em todos os cantos. Pior que erva daninha.

Jr. Bernardo Fernandes disse...

Não é a toa que Jaraguá do Sul lidera no índice de notificações de trânsito. Detalhe, eu como policial falando com conhecimento de causa, ressalto que nem precisa esforço. Basta olhar para o lado e constatar dezenas de infrações.
Ano passado chegamos a 4 milhões de reais oriundos de multas. Não tenho dúvida que em 2012 isso vai dobrar.

Abraço professor!