Bacafá

Bacafá

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Justiça que tarda, falha.

O dito popular nos diz que “a Justiça tarda, mas não falha”. Normalmente ouve-se isso quando alguém degusta o nem sempre tão saboroso prato frio da vingança. Ainda que a vingança tenha sido “divina” ou feita por terceiros. É, a bem da realidade, um prêmio de consolação que a (outrora) vítima se dá. Nada mais do que um compensador, ainda que psicológico, por algo que sofreu ou por alguma maldade que viu a vítima da “Justiça tardia” sofrer. Um jeito mais pomposo de dizer “aqui se faz, aqui se paga”, que soa sempre mais explicitamente vingativo.

Entretanto, se enveredarmos pelo caminho da justiça legal, aquela do poder judiciário, dos magistrados, desembargadores, ministros, dos oficiais de justiça e demais serventuários, vejo-me bem mais tendente a concordar com o emblemático jurista Rui Barbosa. Principalmente por ser, eu, um operador do Direito.

Ele, já no seu tempo, ensinava que “A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”. É justamente isso, a justiça que demora a chegar é uma injustiça qualificada e manifesta, pois deixa o detentor do Direito na expectativa, mergulhado no imenso mar da frustração. E, não raro, morre afogado nessa imensidão de água do descaso.

Quantas vezes você, caro leitor, já ouviu falar, viu uma matéria na televisão ou leu no jornal que alguém ficou dez, quinze ou vinte anos aguardando uma solução de seu litígio e o resultado favorável foi dividido entre seus filhos ou netos?

Que Justiça é esta? Justiça com “j” minúsculo. Justiça assassina, cruel, fria, alheia à realidade, ao mundo, às necessidades dos cidadãos. Principalmente dos cidadãos comuns e pobres.

Que desembargadores são esses que não buscam soluções realmente eficazes para os problemas que se amontoam nos fóruns do Estado inteiro? Desembargadores encastelados nas torres dos tribunais sem ouvir os gritos e lamentos dos populares desesperados pelas ruas.

Que poder judiciário é esse (com iniciais minúsculas mesmo) que permite magistrados com muita vontade de trabalhar matarem-se aos poucos com varas atulhadas com três, quatro, cinco, dez mil processos em andamento? Que permite magistrados com sérias acusações de desvios ascenderem profissionalmente? Que não ouve as cachoeiras que se formam dentro dos fóruns em dias de tormenta, quando juízes têm que fazer ginástica para salvaguardar os processos da água? Que deixa, como está hoje em Jaraguá do Sul, quatro magistrados titulares para seis varas, quando, pelo mínimo de decência, deveria ter pelo menos dois juízes por vara? Que concebe que uma petição demore três meses para ser distribuída? Que privilégios são esses que autorizam dois meses de férias por ano aos magistrados com tantos processos se acumulando?

E, mais triste de tudo isso, que tribunal, que poder judiciário, que desembargadores, que servidores públicos (sim, porque os desembargadores também são, apesar de alguns se acharem acima disso) são esses que nos fazem ouvir, em voz cândida, quando se reclama das goteiras ou da falta de servidores, que não têm verbas ou não há juízes?

A população? Ah, o povo é só um detalhe...

4 comentários:

Professor Gilberto Cantu disse...

"RAPAIZ", COMO FALAMOS POR AQUI, A COISA ESTÁ FEIA.
BOM DIA CARO AMIGO.
É COMPLICADO ESPERAR PELA JUSTIÇA.
TENS TODA RAZÃO:É AMARGURANTE A ESPERA DE QUEM DELA PRECISA.
POR AQUI O POVO SE CANSOU DE ESPERAR OS PODERES CONSTITUÍDOS DAS TRÊS ESFERAS AGIREM, E RESOLVERAM AGIR "NO PAU": DOS 11 VEREADORES DERRUBARAM 9, ALÉM DO PREFEITO, VICE-PREFEITO. NÃO É A MELHOR OPÇÃO DEMOCRÁTICA, MAS NÃO HOUVE OUTRA MANEIRA.
ÉRA A VELHA PRÁTICA QUE IMPERAVA: DEIXA COMO ESTÁ PARA VER COMO FICA.
UM GRANDE ABRAÇO.

Germano Quandt disse...

Um verdadeiro manifesto, Raphael!
Uma petição para ir às ruas, receber assinaturas, virar projeto de lei...
Precisamos de justiça! Uma nação com três poderes capengas não tem futuro. E a Justiça poderia ser o pilar do nosso verdadeiro desenvolvimento, tendo competência, estrutura e integridade para manter nos trilhos o Executivo e o Legislativo.
Mas não é o que acontece. Não só tardia, mas muitas vezes arrogante, muitas vezes de costas voltadas para o povo, muitas vezes mais preocupada com as benesses e os louros da carreira do que com a amorosa defesa da lei...
Eu acredito que o que mais nos diferencia (a nós brasileiros) das grandes nações é o amor à lei (ou, no caso brasileiro, a falta de amor à lei). É o verdadeiro amor pela lei que cria a civilização, a noção do civismo e o crescimento respeitoso e harmonioso. E sem uma Justiça verdadeira, competente, trabalhadora e eficiente, jamais teremos uma nação que ame a lei, infelizmente.

Eduardo Nunes disse...

Não se esqueça da reforma do nosso Fórum Raphael, que vai custar bem caro, enquanto a verdadeira necessidade seria um prédio novo, sem as dezenas de goteiras, infiltrações e demais problemas físicos! Falta de planejamento.

Anônimo disse...

Como você mesmo já disse: o povo é só um detalhe...