Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Convite

Arquivos da ditadura.

Os tempos eram outros. Não havia super-sistemas de captação de som e imagem. Super-câmeras ou super-gravadores. Nossa vida não era mapeada pelos nossos acessos no mundo virtual da internet. As informações não jorravam como hoje e mal tínhamos noção do que acontecia na cidade vizinha, quanto mais do outro lado do mundo.


Mas o Grande Irmão estava por perto...


As ditaduras mundo afora sempre têm seus meios para conseguir as informações necessárias dos seus suspeitos ou dos considerados reacionários de plantão. E no Brasil não foi diferente. O DOPS, Departamento de Ordem Pública de São Paulto era tão temido quanto bem informado. Entre 1924 e 1983 arremalhou dados de pessoas que pudesse atentar contra os bons costumes e à moral (ou pode-se ler "contra quem está no poder"), em perseguições muitas vezes não tão evidentes. Qualquer pessoa poderia estar na mira do DOPS.


Agora os arquivos foram abertos no mundo virtual. Pode-se ver todas as informações acumuladas pelo departamento. É algo impressionante. São 184 mil fichas policiais!!


Tudo pode ser consultado no site do Projeto Integrado Arquivo Público do Estado e Universidade de São Paulo (Proin).


Um destaque é o prontuário de Monteiro Lobato, como se percebe com a cópia aí do lado.

Segundo a coordenadora do Proin, Maria Luiza Tucci Carneiro, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), “No momento em que o cidadão ficava sob suspeita, a polícia abria um prontuário e, após a detenção, produzia a ficha de qualificação, que trazia a fotografia de frente e de perfil – uma das categorias de documentos que hoje alimentam o banco de iconogravia idealizado por Kossoy. Além da fotografia policial e as fotos confiscadas, temos um amplo universo documental acumulado ao longo dos anos. Alguns cidadãos suspeitos chegaram a ter o cotidiano vigiado por 15 anos consecutivos”.

É bom revermos e avaliarmos o passado de um país para que possamos progredir tendo em vista que justiça social não se consegue sem democracia e liberdade de expressão.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crianças desaparecidas.

"No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos.

Hoje temos cadastrados no site da ReDesap 1.247 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no país. Desde sua criação já foram solucionados 725 casos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento é a fuga do lar por conflito familiar."

Fonte: Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculado ao Ministério da Justiça, que desde 2002 criou o cadastro, uma rede nacional de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos (http://www.desaparecidos.mj.gov.br/Desaparecidos/).

A partir de hoje passa a constar na coluna aí do lado direito um banner que publica fotos destas crianças ou adolescentes, alterando constantente. Sei que é praticamente nada, no universo virtual ou real que viviemos, mas é mais uma tentativa. Agradeço o apoio de todos e espero que a idéia se replique. Poucas coisas devem ser pior do que não saber o paradeiro de uma pessoa da família, principalmente tratando-se de criança.

AVISO: enquanto eu não conseguir colocar o banner do MJ das crianças desaparecidas, segue este outro que inclui adultos também.

Música do dia.

Azul da cor do mar, de Tim Maia.

Tim Maia - Azul da cor do mar

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Serviços de utilidade pública.

Digite o nome do remédio no seguinte endereço e obtenha a lista de todos os genéricos e similares no mercado com pesquisas de preço em todo territorio nacional: http://www.consultaremedio.com.br/

Fonte: PensAtivo, de Darwinn Harnarck.

A AMBEV lançou um serviço que ajuda os adeptos da cerveja. Pelo site a seguir, o interessado localiza o bar mais próximo e ainda calcula a distância e o custo do táxi: www.cidadedochopp.com.br/facilitometro

Fonte: meu tio Ernani.

Se por acaso a dose no endereço de baixo for muito forte, é só entrar no endereço de cima para descobrir o genérico mais barato.

Não esqueça: se beber, não dirija. Principalmente em época de carnaval.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pé na grama...

Se você é daqueles seres urbanos que não têm tempo ou não têm lugar para tirar os sapatos e andar descalço num quintal gramado, e gostaria muito de fazer isso, há solução.

A empresa Krispy Kreme criou um produto que talvez aplaque a sua vontade: os chinelos com palmilha de grama (ou algo mais ou menos assim). O gramado dura em torno de quatro meses (acredito que o calçado dure mais, mas não sei como se faz pra tirar a palha seca que deve ficar quando o verde se acaba).

É o verão mágico dos ingleses (o produto foi lançado no verão deles - que não é muito diferente do nosso inverno, diga-se).

Infelizmente é um produto promocional para poucos, por enquanto.

As regras dos homens.

Recebi por e-mail. De uma mulher, ressalte-se. E tem sua validade.

"Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.

Observe... Elas são marcadas como número “1” de propósito!

1. Peitos e bundas existem para serem olhados, e é por isso que olhamos. Não tentem mudar isso.

1. Aprendam a manejar o assento da privada. Vocês já são bastante crescidinhas pra isso. Vocês são grandes garotas. Se ele está levantado, abaixem-no. Nós precisamos dele levantado, vocês precisam dele abaixado. Vocês não nos ouvem reclamar quando vocês deixam o assento abaixado.

1. Sábado = futebol. É como a lua cheia ou a mudança das marés. Não se muda isto.

1. Fazer compras NÃO é um esporte. E não adianta, nós nunca vamos pensar de outro jeito.

1. Choro é chantagem.

1. Peçam o que vocês querem. Vamos deixar isso bem claro:
Dicas sutis não funcionam!
Dicas grosseiras não funcionam!
Dicas óbvias não funcionam!
APENAS PEÇAM O QUE QUEREM!

1. ‘Sim’ e ‘Não’ são respostas perfeitamente aceitáveis para a maioria das perguntas.

1. Tragam-nos um problema se querem ajuda para solucioná-lo. É o que nós fazemos. Para solidariedade existem as amigas.

1. Dor de cabeça que já dura mais de 17 meses é um problema. Consultem seu médico !

1. Tudo aquilo que nós dissemos há 6 meses não será admitido como argumento. Aliás, todos nossos comentários se tornam nulos e sem efeito após 7 dias.

1. Se vocês acham que estão gordas, provavelmente estão mesmo. Não perguntem isso pra nós.

1. Se algo que dissemos pode ser interpretado de duas formas, e uma delas deixa vocês tristes ou magoadas, entendam: nós falamos com o significado da outra forma.

1. Vocês podem escolher: ou nos peçam algo, ou nos digam como deve ser feito.
Nunca as duas coisas. Se vocês já sabem qual é o melhor jeito de fazê-lo, simplesmente façam.

1. Sempre que possível, por favor, digam o que precisam dizer durante os comerciais.

1. Pedro Álvares Cabral não precisou de orientações. Nós também não precisamos.

1. TODOS os homens enxergam em 16 cores, como o padrão do Windows. Pêssego, por exemplo, é uma fruta e não uma cor. Abóbora também pertence ao reino vegetal. Nós não temos idéia do que é fúcsia

1. Se algo pinica, será coçado. Nós fazemos isso.

1. Se perguntarmos o que está errado, e vocês responderem “nada”, nós vamos agir como se nada estivesse errado. Nós sabemos que é mentira, mas não vale a pena discutir por isso.

1. Se vocês fazem uma pergunta e não querem ouvir a resposta, estejam preparadas para ouvir o que não querem.

1. Quando temos que ir a algum lugar, qualquer coisa que estejam vestindo estará ok. De verdade!

1. Não nos perguntem o que estamos pensando, a menos que estejam prontas para discutir assuntos como Sexo, Futebol, ou Carros.

1. Vocês têm roupas suficientes.

1. Vocês têm sapatos demais.

1. Eu estou em forma. Redondo é uma forma.

Só para esclarecer: os homens realmente não se importam realmente em dormir no sofá; é como acampar."

(Garotas, é carnaval, não se estressem...)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fidelity.

Existe, hoje nos EUA, em especial no Estado da Califórnia, uma campanha a favor da união homossexual, ou melhor, contra o preconceito.

Foi votada uma alteração na Constituição daquele Estado que determinou que "somente o casamento entre um homem e uma mulher é válido ou reconhecido na Califórnia". Essa inclusão anula os casamentos de homossexuais que tinham se realizado até então, impedindo-os dali em diante. Mais uma vitória do conservadorismo burro e inútil.

Ocorre que agora no dia 05 de março acontecerá uma audiência na Suprema Corte da Califórnia para que os representantes dos movimentos que estão tentando acabar com essa lei apresentem seus argumentos e solicitem que a questão entre, novamente, em votação. Se a proposição for confirmada aproximadamente 18 mil casais serão "divorciados".

Casais e familias reais mandaram suas fotos com o pedido “não nos separe” para o vídeo abaixo. Um vídeo emocionante, diga-se.

Mais informações aqui.



Afinal, somos todos iguais. Ou não?

Obrigado pela dica, Carina (direto da Alemanha).

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O presente.

Tenho minha opinião quanto à morte. Mais especificamente quanto ao que nos acontece quando morremos. Por isso, talvez, acredito que devamos aproveitar, de verdade, o presente. Aprendermos com o passado e nos precavermos com o futuro, mas vivermos, de fato, o presente.

Assusta-me, contudo, quando vejo pessoas, mais novas, mais velhas ou da minha idade, mais preocupadas com o passado ou o futuro do que com o presente.

Afligem-se sobre o que aconteceu, sobre o que as pessoas pensavam de seus atos, sobre o que deixaram de fazer, e esquecem que, se continuarem raciocinando assim, vão, em breve, lembrar do tempo perdido no passado quando o passado era presente. E viverão nesse círculo vicioso para o resto da vida.

Na outra ponta existem aqueles que adoram só juntar dinheiro e se preocupar por antecipação com tudo. Se vão atingir suas metas, se vão conseguir comprar isso ou fazer aquilo, se vão estar vivos!! E só. Preocupam-se tanto com o que vai acontecer - se é que vai acontecer – que igualmente, tan-tan, foi-se o presente.

Não que devamos esquecer o passado, simplesmente. É a base, afinal. De lá trazemos nossa história pessoal, do que já aconteceu tiramos nossas experiências. Mas viver lá, no passado... melhor trabalhar num museu, pois tenho certeza que seja ainda mais divertido.

E, óbvio, termos certa cautela sobre o que o futuro nos reserva não faz mal a ninguém, assim como canja de galinha. Mas como já disse alguém por aí, sucesso não é ficar eternamente plantando para o futuro, é poder aproveitar o que se ganha no presente.

Presente não tem esse nome à toa, acredito. Aproveite.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Beatles - Get back

Diz a lenda que a letra dessa música, que manda alguém voltar para o lugar de onde veio, foi escrita pelo Paul Mc Cartney em 'homenagem' à Yoko Ono.

O vídeo mostra a gravação em estúdio e as trocas de olhares entre os personagens são muito interessantes.

É história corrente, também, que o vídeo abaixo foi achado nos escombros da antiga gravadora dos Beatles (Abbey Road Studios) e mostra uma sessão de gravação de uma famosa música dos Beatles (GET BACK), já no crepúsculo do grupo.

Curiosidades: vêem-se dois artistas na gravação, hoje consagrados. Como tecladista, o americano Billy Preston (que, posteriormente, faria uma carreira solo brilhante); e assistindo gravação - lá pela altura do minuto 02:11 - o líder de um grupo que já começava a fazer sucesso como substituto natural dos Beatles, Mick Jagger.

Vale a pena ver:



Dica do Dinael.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Jaraguá do Sul ganha mais um prêmio.

Ou deveria ganhar.
Além da cidade do futsal, da Schützenfest, do alto IDH, agora Jaraguá do Sul pode ser conhecida como a de cidade campeã de buracos em vias públicas.
Buracos para todos os gostos.
Buracos grandes e buracos pequenos. E enormes também (mas estes entram na classificação de crateras).
Buracos estreitos e buracos largos.
Buracos rasos e buracos fundos (que cabem um adulto dentro e, às vezes, mais de um).
Buracos nas vias de asfalto, nas vias de paralelepípedo e nas vias de barro.
Buracos novos (todo dia tem um) e buracos antigos (de muitos meses).
Buracos que quebram carros, buracos que quebram bicicletas, buracos que quebram pernas (ou braços ou narizes ou costelas ou tudo junto...).
Buracos, buracos, buracos e mais buracos.
Sai gestão, entra gestão e continuam os buracos...

(Aceito fotos dos buracos das ruas da cidade para publicar aqui. Daqui a pouco seremos conhecidos como Buracolândia).

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Brasil: lixão hi-tech.

"Em 2006, o Brasil foi parte do lixão high-tech da Califórnia. De acordo com dados obtidos pela Folha no DTSC (sigla em inglês para Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia), 1.190 toneladas de lixo eletrônico foram enviadas do Estado norte-americano ao Brasil naquele ano.

Os dados indicam que o Brasil pode ter ignorado a Convenção da Basileia, um tratado internacional do qual o país faz parte e que tenta combater o trânsito internacional de resíduos perigosos dos países desenvolvidos para nações em desenvolvimento.

O lixo eletrônico --televisores, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos descartados para o uso-- é considerado perigoso, pois possui em sua composição substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo.

Televisores e monitores de computador, por exemplo, possuem de 20% a 25% de chumbo em sua composição."



Fonte: Jornal Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u500301.shtml

Nothing compares to you



Do tempo da minha faculdade... Agora, da geração da minha filha acredito que só ela conheça Sinead O'Connor.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O que você anda fazendo ultimamente?

O Procurado, com Angelina Jolie e Morgan Freeman, vale a pena ser visto, e não só pelos atores.

Trata de uma fraternidade de assassinos e parece uma mistura de Pulp Fiction, Matrix, Sr. e Sra. Smith e Rambo (sim, Rambo. Vocês vão entender quando assistirem), só que, óbvio, sem o brilho de qualquer um deles. Mesmo assim, recomendo, se não quiser ver um filme de divagações profundas.

O filme tem bons efeitos e, se puder, assista com o volume alto. Já aviso que está cheio de cenas insólitas.

11 vozes e palmas.

Vídeo por indicação do Kado.
Onze vozes de uma só.



Bem bolado e melhor do que a versão dos Titãs.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Gelo com sabor refresca drinques.

Essa foi o Rafael Vasel que mandou:


"Neste verão, a maneira mais cool de se refrescar criada pelos restaurantes mais badalados do Rio é o gelo com sabor. Feitos para "temperar" drinks à base de cachaça, martini, espumante e até café, os cubinhos vêm em versões que vão de sucos diversos a anis, hortelã, baunilha, água de coco, além da mistura de amaretto com azeitona.


Pai das caipirinhas com picolé que bombaram no verão passado, Diógenes Queiroz, gerente do Quadrucci, escolheu misturas de sucos de fruta com vodcas com sabor para gelar as bebidas da casa nesta estação. Entre elas, o gelo de manga com Absolut de pêssego e gelo de maracujá com Absolut de manga (R$ 15).


No Meza Bar, o toque vem no dry martini, que ganha gelo de amaretto com azeitona (R$ 14,50), criado pelo chef Fabio Battistella. “O gelo de amaretto quebra a secura do dry martini. O resultado surpreende”, garante ele.
Baunilha, anis e água de coco


Até as caipirinhas estão com um sabor extra. No Zona Zen, elas chegam ao cardápio com gelos de essências de baunilha, menta, anis, hortelã, criando dobradinhas como a de maracujá com gelo no sabor baunilha (R$ 9). Na academia da Cachaça, a novidade ganhou o nome de Brasil ao Cubo, feito com cachaça Cristalina e cubos de gelo de suco ou polpa de lima, limão, uva e maracujá (R$ 7,90)."


Continue lendo aqui.


Haja mistura...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Irmã Sofia

Se nós temos Inri Cristo e os clipes toscos com suas "inrizetes", eles têm Irmã Sofia e a armadilha do satanás. Páreo duro!!



Quantas armadilhas nessas mulheres!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Saramago

O texto abaixo li, sob o título Vaticanadas, no blog do escritor português José Saramago.

Simplesmente concordo:

"Ou vaticanices. Não suporto ver os senhores cardeais e os senhores bispos trajados com um luxo que escandalizaria o pobre Jesus de Nazaré, mal tapado com a sua túnica de péssimo pano, por muito inconsútil que tivesse sido e certamente não era, sem recordar o delirante desfile de moda eclesiástica que Fellini, genialmente, meteu em Oito e Meio para seu e nosso gozo. Estes senhores supõem-se investidos de um poder que só a nossa paciência tem feito durar. Dizem-se representantes de Deus na terra (nunca o viram e não têm a menor prova da sua existência) e passeiam-se pelo mundo suando hipocrisia por todos os poros. Talvez não mintam sempre, mas cada palavra que dizem ou escrevem tem por trás outra palavra que a nega ou limita, que a disfarça ou perverte. A tudo isto muitos de nós nos havíamos mais ou menos habituado antes de passarmos à indiferença, quando não ao desprezo. Diz-se que a assistência aos actos religiosos vem diminuindo rapidamente, mas eu permito-me sugerir que também serão em menor número até aquelas pessoas que, embora não sendo crentes, entravam numa igreja para disfrutar da beleza arquitectónica, das pinturas e esculturas, enfim de um cenário que a falsidade da doutrina que o sustenta afinal não merece."

Continue lendo n'O Caderno de Saramago.

Aos meus amigos de cruzeiro.



E teve gente que ainda reclamou que o nosso balançou!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fotografe um cinema antes que vire uma igreja.

Campanha interessante lançada pelo blog Moviola e que tomei conhecimento pelo blog Roliude (de Glauber Rocha a Indiana Jones). Para conhecer e participar clique aqui.

Para ir direto ao blog Roliude, mais um dos que vale a pena e o tempo, acesse diretamente no http://www.roliude.wordpress.com/

Notícias do mundo cinematográfico, dos nacionais aos enlatados americanos.

Stand by me

Música pelo mundo. A música aproxima. Que tal música em vez de guerra?
Essa seqüência ficou realmente boa.



Para quem quiser acompanhar:

Stand by me, de Ben E. King e famosa na interpretação de John Lennon

When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
No I won't be afraid, no I won't be afraid
Just as long as you stand, stand by me

And darling, darling stand by me, oh now now
Stand by me
Stand by me, stand by me

If the sky that we look upon
Should tumble and fall
And the mountains should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry, no I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me

And darlin', darlin', stand by me, oh stand by me
Stand by me, stand by me, stand by me-e, yeah

Whenever you're in trouble won't you stand by me,
Oh now now stand by me
Oh stand by me, stand by me, stand by me

Darlin', darlin', stand by me-e, stand by me
Oh stand by me, stand by me, stand by me.

---------------------------
Traduzindo dá mais ou menos assim:

Quando a noite chega
E a terra está escura
E a lua é a única luz que nós veremos
Não, eu não terei medo, não, eu não terei medo
Apenas se você ficar ao meu lado, fique ao meu lado

E querida, querida, fique ao meu lado, oh agora agora fique ao meu lado
Fique ao meu lado, fique ao meu lado

Se o céu no que nós olhamos
Explodir e cair
E as montanhas se esmigalharem no mar
Eu não chorarei, eu não chorarei, não, eu não derramarei uma lágrima
Apenas se você ficar ao meu lado, fique ao meu lado

E querida, querida, fique ao meu lado, fique ao meu lado
Fique ao meu lado, fique ao meu lado,
Fique ao me-eu lado, sim

Quando você estiver em perigo agora, agora, fique ao meu lado
Oh fique ao meu lado, fique ao meu lado, fique ao meu lado
Querida, querida, fique ao meu lado, fique ao meu lado
Oh fique ao meu lado, fique ao meu lado fique ao meu lado.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Eutanásia.

Vendo o dilema da família da italiana a respeito de sua filha em coma há 18 anos, recuperei um texto escrito faz mais ou menos um ano, no meu antigo blog.

Sofrer faz parte da vida. Mas quando se fala de sofrimento físico, prolongar o sofrimento, prolongando-se a vida de pacientes terminais, provoca-se acaloradas discussões. Apega-se muito à vida e teme-se, ainda mais, a morte. E há a esperança. Além das questões éticas e legais. Nessa linha, a regulamentação da ortotanásia e da eutanásia não seria um progresso da humanidade? Não seria um ato de amor, apesar de ser um atalho para a morte? Não seria dar um fim mais digno a quem sofre?

No Brasil a eutanásia caracteriza homicídio. Entretanto, em alguns países, a exemplo de Holanda, Bélgica e Uruguai, além do Estado do Oregon, nos EUA, tal prática é permitida. Na Suíça permite-se o suicídio assistido. Eutanásia pode ser traduzido como boa morte, morte doce ou morte adequada. As questões continuam.

Agora a Itália inova e progride, eis que, através de uma decisão judicial, dá paz a uma pessoa em estado vegetativo há quase duas décadas e a seus familiares. Questão de humanidade a todos.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Em outros tempos...

Por falar em cigarros, eis um anúncio publicitário e um produto politicamente incorretos:

A dúvida é: será que esse tipo de produto leva as crianças a serem fumantes na adolescência, juventude ou vida adulta? Ou será apenas uma preocupação exagerada da sociedade? Tenho amigos que comeram o tal chocolate e viraram fumantes e outros que também comeram e não viraram, inclusive eu.

E se comer cigarros de chocolate aumenta a propensão ao hábito de fumar, comer moedinhas de chocolate na infância deixa o guloso rico quando crescer??


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lei de Zeca Pagodinho x Lei de Gérson

Há alguns anos, alguns bons anos, não lembro exatamente quanto, Gérson, o canhotinha de ouro da seleção tri-campeã de futebol, foi o protagonista de um anúncio publicitário dos cigarros Vila Rica.

Nesse anúncio, como vocês podem conferir abaixo, o ex-jogador, fumando um Vila Rica, ensinava que o importante era levar vantagem em tudo. “Gosto de levar vantagem em tudo. Leve você também”. Claro, a conotação não era bem essa que acabou assumindo no dito popular...

Daí, entretanto, para o brasileiro aproveitar o jargão e querer, literalmente, levar vantagem em tudo, foi um passo. E isso ficou conhecido como a Lei de Gérson: o importante é levar vantagem. Não interessava se estamos nos furtando de nossas responsabilidades, se estávamos enganando ou prejudicando alguém, se era contra a lei. Nada mais importava, afinal, a questão era levar vantagem em tudo.

Muito tempo depois assisti a uma entrevista do craque e ele falou que se arrepende de poucas coisas na vida. Uma delas a de estrelar este comercial. Falou que foi ingênuo e que jamais pensou que pudesse repercutir tão forte e negativamente.

Pois bem. De lá pra cá muita coisa mudou. Óbvio, não por culpa do Gérson, mas por culpa da natureza humana, da impunidade e, em minha opinião, da frouxidão na educação das crianças. Não só os diversos problemas na educação escolar, dos quais já estamos cansados de ouvir falar e de ver que nossas autoridades nada fazem. Mas, principalmente, pela falta de educação do dia a dia, de palavras como bom dia, obrigado, por favor; de respeito aos mais velhos; de respeito às regras mais simples.

E nessa sucessão de mudanças não muito agradáveis, foi promulgada uma nova lei: a Lei de Zeca Pagodinho. Mais grave e contundente que a Lei de Gérson.

Por essa lei, não importa o que se falou ou o que se contratou: se alguém aparecer com algo melhor, engole-se o que foi dito ou rasga-se o contrato e pula-se para o outro barco.

Pelo menos foi isso que transpareceu com o episódio dos anúncios publicitários da Nova Schin e da Brahma tendo como garoto propaganda o Sr. Jesse Gomes da Silva Filho, conhecido artisticamente como Zeca Pagodinho.

Assim, o que se vê é um upgrade da Lei de Gérson. A Lei de Zeca Pagodinho é para quem não tem vergonha na cara e quebra qualquer contrato, como se fosse a coisa mais natural do mundo. E depois ainda tripudia do outro contratante ao fazer propaganda ridicularizando-o. Cousas de quem não tem educação. Não aquela dos bancos escolares; a outra.

Entretanto, para redimir um pouquinho a população séria, absoluta maioria, em uma ação indenizatória que Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes entrou contra Jesse Gomes da Silva Filho e sua produtora, pela quebra de contrato, o juiz determinou uma condenação em favor daquela em 930 mil reais por danos materiais e mais 930 mil reais por danos morais em decisão de primeira instância.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Piauí e suas caras.

Quando estava na escola aprendi que Piauí é um Estado nordestino pouco lembrado, terceiro em tamanho entre os Estados daquela região, com uma bandeira a la Estados Unidos da América e cuja capital muitas vezes se esquece (arrá... esqueceu, né? Aí vai: Teresina).



Depois de adulto (eu), chegou-me às mãos uma publicação nova, uma revista com diversos tipos de histórias, de um jornalismo diferente, onde a notícia não é o mais importante. Era piauí (assim mesmo, tudo em minúsculas). Uma revista pra ler em qualquer lugar. Passa na banca e compra uma ou dá uma navegada por aqui. Essa foto aí do lado é capa da primeira revista, que li e guardo.

Essas são as caras boas do/da Piauí.

Não tenho visto muita televisão ultimamente, e soube, na quarta-feira e por alto, nos noticiários da noite (aqueles últimos das tvs abertas), que houve atos de vandalismo na comunidade de Paraisópolis em São Paulo. Geograficamente a situação, por si só é praticamente um quadro de Salvador Dalí, eis que a favela está cercada por um dos bairros mais nobres da cidade, o Morumbi. Ocorre que por causas que ainda não compreendi, segunda-feira foi o dia de cão daquela região. Um bando de marginais (que em hipótese alguma podemos confundir com todos os moradores de lá) simplesmente depredou de tudo um pouco. As cenas na televisão foram dantescas.

E tudo, ao que parece ou a polícia divulga, comandado por um certo marginal conhecido pela alcunha de Piauí.

Um Piauí qualquer que se aproveitou da inoperância e ausência do Estado, em sentido lato, nas comunidades pobres, ou mais especificamente, na sua comunidade pobre, para comandar uma "rebelião popular" que, na realidade, pode ser chamada, com muito mais propriedade, de "barbárie de bandidos".

Esse é o Piauí que não nos faz falta e cuja posição geográfica ou literária deveria ser dentro de uma cela.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lily Allen

Essa descobri no por acaso.

Lily Allen vai lançar, em fevereiro, um novo álbum, It's not me, it's you, e, como o anterior, tem boas músicas. Compromisso com a diversão. Para ter uma idéia do que vem por aí, acesse o MySpace da cantora.

Never gonna happen tem uma entrada diferente, meio jazz, meio tango. Vale a pena. As outras também e algumas têm umas letras até engraçadas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FEMUSC

Nessa última segunda-feira fui a uma das apresentações do FEMUSC - Festival de Música de Santa Catarina, que está ocorrendo aqui em Jaraguá do Sul, no teatro, no shopping, nas praças, na igreja, e que traz professores e alunos de pelo menos 18 países para uma troca de idéias e experiências.

O que vale dizer, contudo, é algo mais simples. Não sou nenhum grande conhecedor de música, quanto mais erudita, mas se fazer presente em eventos culturais desta (ou de qualquer outra) natureza representa duas coisas: a primeira, individualmente é sempre um extensor de mente, onde, na maioria das vezes, saímos diferente do que entramos. E se acumularmos cultura e novidades passamos a ver a vida um pouco diferente, talvez sem a pressa que nos assola e nos agonia. A segunda, coletivamente, é o desenvolvimento da sociedade como um todo, é a congregação artística e intelectual que sempre gera frutos. Bons frutos.

Outro ponto interessante é que muitas vezes reclamamos que aqui ou ali não existem movimentos culturais, ou mesmo eventos neste sentido. E quando acontecem ficamos acomodados com a bunda no sofá na frente da televisão assistindo novela, jornal (sempre com as mesmas notícias) ou bbb. Enquanto isso o mundo acontece lá fora e os eventos que dizemos que gostaríamos de prestigiar terminam. Às vezes sequer voltam a acontecer por falta de público.

Assim, àqueles que puderem participar, vão! Se puderem participar em outros, vão também! O futuro agradece.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CHIPS...

Das antigas... Quem lembra desse seriado com os policiais Baker e Poncerello e suas inseparáveis motocicletas?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Novo blog cultural para acompanhar.

Já está no ar o Blog do Tio Gel, que vai tratar de literatura, música e arte de toda forma.
Mais um que vale a pena e o tempo:

http://www.tiogel.blogspot.com/