Bacafá

Bacafá

sábado, 22 de junho de 2013

Turismo religioso receberá incentivos em Jaraguá do Sul

O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, esteve nesta quarta-feira (19/06), no município de Nova Trento. O objetivo foi conhecer o funcionamento do turismo religioso na cidade que abriga o Santuário da Santa Paulina.

Acompanhando do Presidente do Ipplan, Benyamin Parham Fard, do diretor da secretaria de Urbanismo, Carlos Engel, do vereador Arlindo Rincos e comitiva integrada por arquitetos e representantes da paróquia de Nereus Ramos, terra do Padre Aloísio Boing, o prefeito foi recebido pelos integrantes da Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição e pelo secretário de Turismo de Nova Trento, Eluísio Antônio Voltolini. Na oportunidade conheceu a infraestrutura que envolve todo o sistema turístico, a mobilidade urbana para receber milhares de visitantes, a sinalização viária e turística, os acessos rodoviários aos santuário e a organização do setor para atender bem o turista que vai ao local renovar sua fé. Uma informação que chamou a atenção da comitiva foi a de que 80% da economia do município está voltada ao turismo religioso.

Nova Trento, com 12.544 habitantes, é conhecida nacionalmente por abrigar o Santuário Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, o que coloca a cidade como o segundo maior polo de Turismo Religioso do Brasil em virtude das peregrinações de fiéis que vão visitar a cidade onde morou Amábile Lúcia Visintainer.

O prefeito afirmou que fez questão de estar junto nesta visita, pois os trabalhos desenvolvidos em Nova Trento são referência e que Jaraguá do Sul pode aprender muito com os exemplos aplicados.

Entre os objetivos da visita, explicou Dieter Janssen, é conhecer exemplos onde a modalidade do turismo religioso funciona bem, para investir também em Jaraguá do Sul. De acordo com ele, Jaraguá do Sul poderá ter o Padre Aloísio Boing, de Nereu Ramos, consagrado beato pela realização de milagre.

Padre Aloísio

Nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro - São Martinho SC. Seus pais foram João e Josefina Boeing, uma família de sete irmãos legítimos e dois adotivos. Dos sete, dois sacerdotes e uma religiosa.

Em 1925, aos onze anos, foi para o seminário em Brusque SC, onde completou o segundo grau. Em 1932, foi transferido para Corupá SC, sendo da primeira turma de seminaristas deste, onde estudou um ano, voltando para Brusque para fazer o noviciado. Foi professor em Corupá por dois anos. Cursou filosofia em Brusque e teologia em Taubaté SP, onde também foi ordenado no dia 01 de dezembro de 1940.

Trabalhou em Varginha MG e, depois de voltar à Corupá, foi nomeado mestre de noviços, primeiro em Brusque, depois em Jaraguá do Sul SC, onde atualmente permanece o noviciado, na Barra do Rio Cerro.

Em 1974, iniciou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. Durante seis anos, foi pároco em Pomerode SC.

No ano de 1983, foi transferido, como diretor espiritual, da Casa de Retiros Padre Dehon, em Brusque.

No ano seguinte, passou a residir em Nereu Ramos, bairro de Jaraguá do Sul, e a pedido do então bispo diocesano, D. Gregório Warmeling, assumiu a comunidade Nossa Senhora do Rosário.

Seu grande desejo sempre foi formar bem os leigos na espiritualidade, num grande amor à Eucaristia, no amor e na reparação ao Sagrado Coração de Jesus, desenvolvendo uma devoção à Nossa Senhora, na vivência da Sagrada Escritura. (Fonte: dehonbrasil)

Nenhum comentário: